João Pessoa
Feed de Notícias

Secretaria da Educação inicia o ano letivo no dia 3 de fevereiro

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010 - 15:37 - Fotos: 
As matrículas dos alunos novatos da rede estadual de ensino para o ano letivo de 2010, foram iniciadas nesta segunda-feira (4) pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEEC). De acordo com a professora Emília Freire, secretária Executiva da Educação, a determinação é garantir vagas para todos os alunos que procurarem as escolas estaduais para efetuarem suas matrículas. Elas serão realizadas até o dia 31 deste mês e as aulas serão iniciadas no dia 3 de fevereiro.

Como forma de garantir um melhor atendimento ao alunado, a SEEC  elaborou e distribuiu nas 1.048 escolas existentes no Estado, um manual contendo todas as orientações necessárias, não somente para as matrículas, bem como sobre o ano letivo de 2010. No manual existem informações sobre gestão burocrática, pedagógica e participativa, além do acompanhamento, manutenção de obras, projetos, programas, ações e apoio à Educação Básica no Estado.

Com relação ao número de vagas existente nas escolas, Emília Freire informou que o número de ofertas vai de acordo com o que cada escola comporta. “Ainda é muito cedo para fazer um levantamento sobre a procura de novos alunos, porém eu acredito que o número seja suficiente porque a nossa oferta é feita dentro da estrutura que cada escola comporta”, informou Emília.

O Liceu Paraibano e a Escola Sesquicentenário, ambas situadas no município de João Pessoa, estão com o calendário de matrícula dos alunos novatos diferenciados das demais. Esse procedimento é necessário, segundo informações da SEEC, por ser essas as duas escolas cujo número de alunos novatos é bem maior do que as demais da rede estadual de ensino.

No Liceu Paraibano, escola estadual que no ano letivo de 2009 contou com 2.400 alunos, a inscrição para seleção de novos alunos foi iniciada nesta segunda-feira (4) e contou com um grande número de interessados. De acordo com o diretor da escola, Abrão Alves de Carvalho, para a 1º série estão sendo oferecidas 220 vagas no período da manhã, 220 para tarde e 300 para o turno da noite.

Ele acredita que para o 2º e 3º anos letivos, não haverá disponibilidade de vagas. “Nós ainda não dispomos do número de vagas disponíveis para as turmas do 2º e 3º anos porque a prioridade é para os veteranos, por isso eu acredito que não teremos vagas a oferecer nessas séries”, disse. Na seleção, cujo resultado será divulgado no próximo dia 12, são analisadas as médias contidas no histórico escolar do aluno, proximidade da residência com a escola, entre outros itens.

Na Escola Sesquicentenário, que também funciona em regime de cooperativa, as inscrições para a seleção de novos alunos foi realizada em outubro último. O processo de análise dos inscritos ainda está sendo avaliado e as matrículas serão realizadas no período de 11 a 20 próximos.
No processo de seleção são analisados o histórico escolar do candidato tendo como peso maior as notas de Português e Matemática, renda familiar, bem como o comprovante de residência para saber a proximidade com a escola.

Maiores informações podem ser obtidas na Gerência Executiva de Acompanhamento da Gestão Escolar (GAEGE), no fone: 3218-4080 ou no site da SEEC www.sec.pb.gov.br

Teresa Duarte, da Secom-PB