João Pessoa
Feed de Notícias

Secretaria da Educação adota medidas para racionalizar gastos

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011 - 12:10 - Fotos: 
Para seguir a política de racionalização de gastos adotada pela gestão estadual, a Secretaria de Estado da Educação implantou medidas que resultem em economia no uso de materiais internos, na utilização dos veículos e telefones.

Segundo o gerente de administração da Secretaria da Educação, Paulo Carvalho, medidas como a alteração do perfil dos usuários para utilização dos telefones tem reduzido as ligações para celulares e ligações interurbanas.

Outra medida citada pelo gerente foi a elaboração de rotas e uso compartilhado para a utilização dos veículos. “Procuramos otimizar a saída desses veículos, organizando o roteiro da viagem, de forma a gastar o mínimo de combustível”, explica Paulo Carvalho.

Também estão sendo elaborados roteiros para entrega dos bens de consumo às escolas do Estado. “Os caminhões que saem para realizar as entregas nas escolas do Estado agora seguirão um roteiro pré-estabelecido para abranger o máximo de cidades em tempo mínino”, acrescentou.

Evitar o desperdício de papel também está entre as medidas de economia adotadas pela secretaria. “Procuramos utilizar os papéis em sua totalidade, folhas usadas, por exemplo, viram rascunho”, explica Eunice Rosa, chefe do Núcleo de Movimentação de Pessoal.

Informática – Na área de tecnologia, as mudanças também seguem a mesma lógica da economia. Está sendo elaborado um projeto de padronização de equipamentos de impressão, para reduzir os custos nesta área: “Identificamos que na secretaria existem impressoras de vários modelos. Padronizando esses equipamentos, reduziremos os insumos”, avalia o gerente Paulo Carvalho.