João Pessoa
Feed de Notícias

Secretária Cida Ramos participa em Brasília de eventos sobre desafios da assistência social

quarta-feira, 19 de março de 2014 - 12:11 - Fotos: 

A secretária de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), Aparecida Ramos de Meneses, cumpre agenda de trabalho em Brasília. Nesta quarta-feira (19), pela manhã, presidiu reunião do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas), onde ocupa o cargo de presidente. Na pauta da reunião, que contou com a com a presença da secretária nacional da Assistência Social, Denise Collin, estão os avanços e desafios da assistência social no País e a troca de experiências entre os Estados.

Entre as ações realizadas na Paraíba está o enfrentamento à violação de direitos, que ganhou força com o lançamento pelo governador Ricardo Coutinho, no dia 21 de fevereiro, do Disque 123. A Paraíba é o primeiro Estado a contar com um Disque próprio, o que possibilita o atendimento mais rápido e o encaminhamento das denúncias para os setores competentes.

Também foi lançado na Paraíba o Plano Estadual, de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, que visa defender a perspectiva de proteção integral, fortalecendo o direito de crianças e adolescentes no Estado.

A secretária Aparecida Ramos ainda participou da reunião 128 da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), que discutiu nacionalmente o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

O Peti agora tem como nomenclatura o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCSV), que desde o ano passado, passou a atuar dentro de quatro eixos: informação e mobilização; identificação e proteção de criança e adolescente em situação de trabalho infantil; defesa, responsabilização e monitoramento.

Ainda na CIT, foram discutidos os Serviços de Acolhimento para Adultos e Famílias, o Capacita SUAS e o 2ª Boletim da Vigilância Socioassistencial – dados e indicadores das Equipes Volantes dos Centros de Referência da Assistência Social.