Fale Conosco

19 de março de 2014

Secretária Cida Ramos participa em Brasília de eventos sobre desafios da assistência social



Fonseas 19.03 270x202 - Secretária Cida Ramos participa em Brasília de eventos sobre desafios da assistência socialA secretária de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), Aparecida Ramos de Meneses, cumpre agenda de trabalho em Brasília. Nesta quarta-feira (19), pela manhã, presidiu reunião do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas), onde ocupa o cargo de presidente. Na pauta da reunião, que contou com a com a presença da secretária nacional da Assistência Social, Denise Collin, estão os avanços e desafios da assistência social no País e a troca de experiências entre os Estados.

Entre as ações realizadas na Paraíba está o enfrentamento à violação de direitos, que ganhou força com o lançamento pelo governador Ricardo Coutinho, no dia 21 de fevereiro, do Disque 123. A Paraíba é o primeiro Estado a contar com um Disque próprio, o que possibilita o atendimento mais rápido e o encaminhamento das denúncias para os setores competentes.

IMG 20140319 WA0006 270x202 - Secretária Cida Ramos participa em Brasília de eventos sobre desafios da assistência socialTambém foi lançado na Paraíba o Plano Estadual, de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, que visa defender a perspectiva de proteção integral, fortalecendo o direito de crianças e adolescentes no Estado.

A secretária Aparecida Ramos ainda participou da reunião 128 da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), que discutiu nacionalmente o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

IMG 20140319 WA0010 270x202 - Secretária Cida Ramos participa em Brasília de eventos sobre desafios da assistência socialO Peti agora tem como nomenclatura o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCSV), que desde o ano passado, passou a atuar dentro de quatro eixos: informação e mobilização; identificação e proteção de criança e adolescente em situação de trabalho infantil; defesa, responsabilização e monitoramento.

Ainda na CIT, foram discutidos os Serviços de Acolhimento para Adultos e Famílias, o Capacita SUAS e o 2ª Boletim da Vigilância Socioassistencial – dados e indicadores das Equipes Volantes dos Centros de Referência da Assistência Social.