João Pessoa
Feed de Notícias

Secretária Cida Ramos destaca ações da Sedh em encontro de prefeitos

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013 - 11:32 - Fotos: 

A secretária de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), Aparecida Ramos de Meneses, proferiu palestra no período da tarde durante o Encontro Paraibano de Prefeitos – Paraíba Cresce Unida, realizado nessa segunda-feira (18), pelo Governo do Estado, no Hotel Tambaú.

Entre os assuntos apresentados sobre a pasta da assistência social, a secretária falou sobre o pioneirismo do Governo do Estado em pagar o abono natalino aos beneficiários do Bolsa Família, com investimento de R$ 16,1 milhões para 504 mil inscritos.

“Muitos prefeitos visitam a secretaria de Desenvolvimento Humano querendo saber o que existe de programas para fazer parcerias. Então digo que esta é uma secretaria transversal porque lidamos com assuntos que perpassam as áreas da educação, segurança e saúde. Tratamos a vulnerabilidade social e a meta deste Governo é dar condição de vida a quem não tem”, destacou.

Avanços na assistência – A Sedh tem quatro eixos de atuação: assistência social, segurança alimentar, trabalho emprego e renda. Desta forma, outro ponto destacado foi a ampliação de restaurantes populares pelo Governo do Estado. Eram duas unidades vinculadas à Sedh e hoje são quatro, totalizando 3,5 mil pessoas beneficiadas de segunda a sexta-feira, que fazem a refeição ao preço de R$ 1,00.

Para o enfrentamento a qualquer tipo de direito violado, a Sedh mantém 20 Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas), que referenciam 154 municípios paraibanos, ofertando serviços na área social, jurídica e psicológica. Também foram adquiridos, para cada Creas Regional, 20 carros para que os técnicos possam atender as localidades mais distantes.

A secretária Aparecida Ramos destacou ainda a ampliação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que passou de 14 municípios atendidos para 171.