João Pessoa
Feed de Notícias

Secretaria capacita 1.300 servidores de creches, a partir desta terça-feira

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010 - 19:18 - Fotos: 
Gestores e funcionários de 49 creches do Estado discutem novas práticas pedagógicas para crianças de zero a cinco anos a partir desta terça-feira (2). A abertura da capacitação e formação do programa Segundo Lar, promovida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), prevê uma série de ações em nove municípios até final deste mês.

O evento, que reunirá 27 creches de João Pessoa e Mamanguape, começa nesta terça-feira (2) às 9h e prossegue até quinta-feira (4), no Espaço Cultural, em João Pessoa, discutindo o tema ‘Doenças da infância e suas carências nutricionais’, sob coordenação das nutricionistas Marise Rodrigues, Maria do Socorro Oliveira, Girlene de Sousa e Taíse Chacon.

A secretária do Desenvolvimento Humano, Giucélia Figueiredo, abrirá o evento do Programa Segundo Lar, que prevê aplicação de novas metodologias nas creches com foco no cuidar e educar. “Estamos assumindo nosso compromisso de abrir as unidades para trabalhar com uma proposta inclusiva onde nosso principal parceiro serão as famílias”, disse.

Durante a programação, serão discutidas sugestões para tornar o ambiente da creche mais acolhedor e estimular a proposta de aprendizado baseado na criatividade e no protagonismo infantil. Também acontecerão oficinas lúdicas de movimento, jogos e histórias. “Queremos que os profissionais absorvam uma prática de ensino prazerosa, onde possam levar o aprendizado para seu dia-a-dia nas creches”, disse a coordenadora do Núcleo de Creches, Edilma Ferreira.

Volta às atividades – As creches reiniciam as atividades com acolhida das famílias de 3.500 crianças no próximo dia 6 e voltam a funcionar oficialmente no próximo dia 8. “É um momento difícil e de adaptação para mães, famílias e crianças. Durante uma semana teremos atividades de interação entre creche e família para ajudar no processo”, disse a coordenadora.

Janaína Araújo, da Assessoria de Imprensa da SEDH