Fale Conosco

26 de julho de 2011

Secretaria alerta sobre necessidade de monitoramento de barragens particulares



Mais de 20 barragens e barreiros localizados em propriedades particulares já apresentaram problemas, como rompimentos, durante o período chuvoso, no Estado da Paraíba. Nenhuma ocorrência foi registrada nos 122 mananciais monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas – AESA.

A Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia alerta que a construção de açudes e barragens sem a supervisão e o acompanhamento de técnicos da secretaria é bastante perigosa. “Em caso de rompimento, podem provocar, desde a perda de plantio do próprio domínio onde está localizado, até a inundação de cidades circunvizinhas, dependendo do tamanho do volume de água represada”, comenta o secretário João Azevedo Lins João Azevedo Lins.

Para não correr o risco, segundo ele, o ideal é que os interessados em construir mananciais dentro de propriedades privadas entrem em contato com a AESA, por meio de licenciamento para construção de obra hídrica, para elaborar um projeto com um engenheiro especialista. Os telefones de contato para mais informações são (83) 3225-6450 e 3211-6450.