João Pessoa
Feed de Notícias

Secap constata: serviço mais procurado no Praça da Gente foi o de emissão de carteira de identidade

segunda-feira, 16 de novembro de 2009 - 18:59 - Fotos: 

Durante toda esta segunda-feira (16), os moradores do município de Patos, no Sertão Paraibano, foram beneficiados com o programa Praça da Gente – Saúde e cidadania para todos, do Governo do Estado. Desta vez, o evento começou às 8h da manhã e teve sua estrutura ampliada, com mais tendas, mais serviços e ações de cidadania, educação e lazer, ocupando toda a Praça Cícero Supino, no Centro da cidade, e o seu entorno.

O Espaço da Cidadania da Secretaria da Cidadania e Administração Penitenciária (Secap) atendeu mais de 1.500 patoenses no setor de emissão de documentos. No total, foram emitidos 1.697 documentos, sendo 480 carteiras de identidade, 151 carteiras de trabalho, 104 CPFs, 152 segundas vias de Registro de Nascimento e 810 fotografias impressas.

O diretor geral do Instituto de Polícia Científica (IPC), Antônio Toscano, disse que o serviço mais procurado durante o evento foi a emissão da carteira de identidade. “O número de pessoas que procuraram emitir sua primeira carteira de identidade superou nossas expectativas. Aqui em Patos atendemos diversos idosos que ainda não haviam tirado nenhum tipo de documento pessoal”, afirmou.

A agricultora Francisca Martins, 66 anos, tirou sua carteira de trabalho pela primeira vez. “Estou muito feliz por ter conseguido tirar todos os meus documentos sem gastar dinheiro e tempo. Quem sabe agora, tendo todos esses documentos em mãos, eu consiga me aposentar”, ressaltou ela.                       

Também foram disponibilizados serviços como casamentos, divórcios, averbações, aposentadorias e outros benefícios; distribuição de mudas de plantas e sementes para horticultura; capacitação em piscicultura, com distribuição de alevinos; shows musicais, cinema, palhaços, malabaristas e bonecos; controle de poluição sonora e oficinas de educação ambiental; ações de inclusão social e acolhimento infantil; curso de primeiros socorros e simulação de incêndio; aconselhamento jurídico e orientação sobre direitos do cidadão e do consumidor; atividades de educação para o trânsito e atividades recreativas e esportivas.

Graça Macena, da Assessoria de Imprensa da Secap