João Pessoa
Feed de Notícias

Seap reúne equipes do sistema prisional para estimular processo de ressocialização

sexta-feira, 16 de setembro de 2011 - 12:49 - Fotos: 

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) está realizando uma série de reuniões com assistentes sociais e psicólogos do sistema prisional para debater com esses profissionais o Programa de Ressocialização de dententos lançado recentemente elo Governo do Estado, e para mobilizá-los a uma participação proativa nas ações do programa.

Uma dessas reuniões ocorreu nessa quinta-feira (15) entre o secretário Harrison Targino e 30 assistentes sociais e psicólogos. Ele abordou os desafios enfrentados pelos integrantes do sistema prisional para construir coletivamente a ressocialização dos seus internos e ressaltou a importância da humanização na abordagem ao detento e seus familiares.

Harrison Targino propôs que esses profissionais humanizem ao máximo o atendimento, numa perspectiva de construir novos parâmetros de trabalho com a população carcerária. No entendimento do secretário, essa atitude dos operadores do sistema refletirá na população carcerária, transformando os detentos em agentes de sua própria ressocialização e estejam preparados para a sociedade.

A gerente de ressocialização, Ivanilda Gentle, reforçou a necessidade de conscienteização entre os próprios funcionários do sistema para que o programa de ressocialização tenha êxito: “Se estamos pensando na ressocialização devemos sensibilizar quem está na parte operacional para que o projeto aconteça. O envolvimento deve ser total”, disse.

José Mendes Chaves, psicólogo do sistema prisional, destacou a importância da reunião: “É a primeira vez que há uma reunião desse tipo na secretaria. É importante o contato direto com o secretário porque podemos sugerir, reclamar e avaliar a melhor forma para que nosso trabalho flua positivamente”.

O Programa de Ressocialização lançando em agosto é o início de um novo ciclo no sistema carcerário que beneficiará detentos e suas famílias.