Fale Conosco

13 de setembro de 2013

Seap recebe visita da coordenadora geral do Fórum Nacional de Conselhos Penitenciários Estaduais



O secretário de Administração Penitenciária, Wallber Virgolino, esteve reunido, na tarde desta sexta-feira (13), com a presidente do Conselho Penitenciário do Rio de Janeiro, Maíra Fernandes, defensores públicos, membros do Conselho Penitenciário da Paraíba e o Juiz de Execuções Penais de Campina Grande, Fernando Brasilino. Na pauta, ações desenvolvidas no sistema prisional paraibano e a troca de experiência com iniciativas de outros estados da federação.

Na ocasião, o secretário de Administração Penitenciária, Wallber Virgolino, destacou a importância da parceria com o poder judiciário: “Estamos dentro das unidades prisionais do estado todos os dias, tanto eu como os membros do poder judiciário e juízes de execuções penais, identificando os problemas e buscando soluções em conjunto, de modo que estamos avançando na melhoria do sistema penitenciário e eu só tenho a gradecer esta parceria com o judiciário que vem dando certo, como também o esforço dos meus auxiliares, que conseguem dar respostas às demandas da pasta”.

A presidente do Conselho Penitenciário do Rio de Janeiro, Maíra Fernandes, que também é coordenadora geral do Fórum Nacional de Conselhos Penitenciários Estaduais, ressaltou: “É muito gratificante visitar um estado que tem tantas notícias boas, onde a ressocialização funciona e ainda conta com um campus avançado universitário e isso tem que começar a ser exportado. Parabenizo o Governo do Estado por estas iniciativas que, com certeza, irão diminuir os índices de reincidência no crime”.

Em seguida, Maíra Fernandes avaliou o encontro, dizendo ser importante ter a oportunidade de conhecer melhor o trabalho dos Conselhos Penitenciários Estaduais, trocar experiências e fazer parcerias. “Aqui existe um diferencial porque o Conselho Penitenciário da Paraíba é o coordenador da Região Nordeste do Fórum Nacional de Conselhos Penitenciários Estaduais, que foi criado durante o primeiro Encontro Nacional dos Conselhos Penitenciários, ocorrido na sede do Ministério da Justiça, em Brasília, nos dias 7, 8 e 9 de agosto, organizado pela ouvidoria do Departamento penitenciário Nacional – Depen”, observou.

O Juiz de Execuções Penais de Campina Grande, Fernando Brasilino, também falou da parceria entre o poder judiciário e a Seap. “Nós sugerimos ações para a Secretaria, que julgamos serem importantes para a melhoria do sistema prisional, e esta parceria vem gerando bons resultados. Eu tenho muito contato com os detentos e seus familiares, este fato também ajuda a identificar o que acontece dentro das unidades prisionais. Outro fato a ser observado é que antigamente os estudantes e professores tinham muita resistência para entrar em um presídio e hoje chegamos ao ponto de ter um campus universitário avançado dentro do Complexo do Serrotão. Isso é uma evolução que merece ser ressaltada”, declarou.

Já a defensora pública Persinandes de Carvalho falou do trabalho da Defensoria, informando que este ano o órgão passou a fazer parte, pela primeira vez, do Conselho Penitenciário Estadual. “Isso me deixou muito feliz porque já se constitui como um grande avanço. O meu trabalho é fiscalizar todas as unidades prisionais da Paraíba e relatar o que observo, além de que eu não trago e nem vendo ilusões, o meu trabalho é balizado na realidade”, afirmou.