Fale Conosco

27 de agosto de 2012

Seap realiza torneio esportivo na Penitenciária Regional de Sapé



Os homens que cumprem pena na Penitenciária Regional de Sapé participaram, neste final de semana, da Copa Ressocializando de mini-futsal. Na ocasião, a gerente de Ressocialização da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, Ziza Maia, deu o pontapé inicial do torneio.

A Penitenciária de Sapé é tida como modelo, a começar pela gestão, cujo diretor, Silva Neto, é ex-presidiário. “Hoje sou jornalista, estudante de Direito, técnico em segurança pública e consultor em segurança institucional. Sou a prova que um homem pode mudar de vida se existirem oportunidades para tal, assim como me foi ofertada essa vida nova, vejo que muitos outros podem ter um futuro fora do crime”, ressaltou

A unidade prisional tem 100% dos internos na sala de aula, uma horta e reformas na estrutura feitas pelos próprios presos. Está programada para o mês de setembro a inauguração da Associação Produtiva do Trabalhador Egresso da Prisão e Familiares de Sapé, localizada no Sítio Tucuis, que dará oportunidade para que ex-presidiários possam começar a trabalhar.

A gerente de Ressocialização ainda lembrou que as iniciativas na Penitenciária de Sapé não são isoladas. Cursos profissionalizantes estão sendo oferecidos em unidades penais de todo o Estado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial da Paraíba (Senac-PB) e outras ações já estão programadas até o final do ano.

O Programa Cidadania é Liberdade traz benefícios para os detentos da Paraíba desde o ano passado e está focado em oferecer serviços nas áreas de educação, cultura, trabalho, saúde e família.