João Pessoa
Feed de Notícias

Seap realiza curso de tecnologias não letais para agentes penitenciários

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012 - 12:29 - Fotos: 

Com o objetivo de acelerar o processo de capacitação com enfoque na contenção qualificada, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) está promovendo um curso de tecnologias não letais com escopeta calibre 12. O curso, com duração de dois dias, se encerra nesta sexta-feira (17).

O treinamento também inclui mulheres

A partir do ingresso de novos agentes penitenciários, a Escola de Gestão Penitenciária (Egepen) recebeu solicitações dos diretores das unidades penais para a capacitação em tecnologias não letais, que consiste em utilizar munição diferente da empregada pelos organismos policiais, bem como para o aperfeiçoamento de técnicas de verbalização e contenção, sem a necessidade de emprego de armas de fogo.

Para o titular da Seap, Harrison Targino, o processo de capacitação dos agentes do sistema penitenciário visa assegurar que suas ações possam ser pautadas num procedimento operacional padrão em todo Estado, minorando possíveis incidentes, o que se efetiva com o emprego das tecnologias não letais.

O Presídio Feminino de Campina Grande também será contemplado com um treinamento especial, focado no uso de armas não letais e manejo de armas curtas, a fim de assegurar que as ações de capacitação sejam interiorizadas. Em Campina, o treinamento acontecerá neste sábado (18).

A agente penitenciária Ana Carolina elogiou a iniciativa do Governo em capacitar os agentes penitenciários com diferentes cursos. “Isso é de extrema importância para o aperfeiçoamento do agente penitenciário. Além do curso de formação, também estamos passando por outros, de capacitação. Além disso, é muito bom ver a inclusão de mulheres nesse processo”, disse.