Fale Conosco

28 de maio de 2018

Seap realiza ação social para familiares de reeducandos da Penitenciária Romeu Gonçalves Abrantes



WhatsApp Image 2018 05 28 at 11.20.51 270x202 - Seap realiza ação social para familiares de reeducandos da Penitenciária Romeu Gonçalves AbrantesA Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) promoveu, na manhã desse domingo (27), em parceria com instituições, mais uma ação social em benefício das famílias dos apenados da Penitenciária Romeu Gonçalves de Abrantes, em João Pessoa. Os familiares tiveram acesso a teste de glicemia, verificação da pressão arterial e testes rápidos de hepatite e HIV, além de orientações da Defensoria Pública do Estado e do Sine-PB, e degustaram um café da manhã.

A gerente interina da Gerência Executiva de Ressocialização da Seap, Priscila Alencar, avalia que a ação social iniciada na gestão do secretário Sérgio Fonseca tem tido boa receptividade por parte dos familiares de reeducandos e que as próximas edições já estão programadas para as penitenciárias Sílvio Porto e Júlia Maranhão, também em João Pessoa. No cronograma na capital ainda consta o presídio Geraldo Beltrão.

“Finalizando João Pessoa nós partiremos para as unidades de Campina Grande. Queremos aqui agradecer em nome do secretário Sérgio Fonseca aos nossos parceiros: A Defensoria Pública do Estado, ao Sine-PB, à Igreja Universal, a Ouvidoria Geral do Estado, a Igreja Anglicana Comunhão, Cidade Viva, Faculdade de Futuro”, frisou Priscila, que substitui interinamente a gerente da Ressocialização, Ziza Maia.

Priscila Alencar destaca que a Seap “está trabalhando os vínculos familiares e a cidadania visando a reintegração social de uma forma completa. De mãos dadas com nossos parceiros estamos abraçando esse projeto e entendendo a causa maior que é a reintegração social focando sempre nos cinco eixos: família, trabalho, educação, saúde e cultura”, pontuou.

A defensora pública Valdelita de Lourdes da Cunha Farias Rodrigues, atualmente na gerência executiva da área de Execuções Penais e Penas Alternativas, disse que a Defensoria Pública está com a Seap nesta parceria para oferecer aos familiares e aos presos, mostrando a eles o direito que têm quanto à justiça gratuita integral. “E é dever da Defensoria Pública assistir juridicamente o preso e aqui na Penitenciária Dr. Romeu Gonçalves Abrantes nós temos quatro defensores públicos que todos os dias estão fazendo atendimento jurídico”, adiantou.

O gerente administrativo do Sine-PB, Thiago Diniz, passou orientações às famílias dos apenados sobre o mercado de trabalho e frisou que, apesar da crise que assola o país, a Paraíba é o estado do Nordeste com menor índice de desemprego. “A gente quer passar essa mensagem para as pessoas, dizer que é possível acessar o mercado de trabalho, desde que as pessoas procurem se qualificar, terminar a escolarização, e estamos aqui para que possamos gerar, acima de tudo, esperanças na vida dessas pessoas”.

Mais uma vez o bispo Miguel Soares, da Igreja Universal, com sua equipe, ofereceu aos familiares dos reeducandos do PB1 um café da manhã, além de passar mensagem espiritual por meio de louvores a Deus.