Fale Conosco

22 de junho de 2012

Seap promove debates na Semana do Agente Penitenciário



Um café da manhã na Penitenciária de Segurança Média Juiz Hitler Cantalice, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, abre às 8h desta segunda-feira (25), a 1ª Semana do Agente Penitenciário, promovida pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap).

O evento, que prossegue até o dia 30 deste mês contará com palestras e debates.

No dia 27, às 20h, na Escola do Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), haverá outorga de comendas e entrega de viaturas e equipamentos para o sistema prisional. Na mesma noite o procurador geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, o juiz das Execuções Penais da Comarca da Capital, Carlos Neves da Franca Neto, e o defensor público geral do Estado, Vanildo Oliveira Brito, participam de uma mesa-redonda.

Da programação consta o Curso de Intevenção Rápida e Primeira Resposta em João Pessoa, Campina Grande e Patos; o Workshop Gerenciamento de Crises em Unidades Prisionais; o Curso de Tiro Defensivo com Tecnologia Menos que Letal, em João  Pessoa, Cajazeiras e Guarabira; e a confraternização dos agentes penitenciários.

O Workshop Gerenciamento de Crises em Unidades Prisionais será realizado nos dias 27 e 28 na Espep, com oferta de 160 vagas.

As palestras abordarão os temas “Sistema Penitenciário Nacional: perspectivas e desafios”, “Fundamentos essenciais do gerenciamento de crises”, “A crise no ambiente prisional: primeiras medidas e seu gerencimento” e “Responsabilidades do Estado e seus agentes em decorrência de uma crise não/má gerenciada”. Durante o evento também haverá estudos de casos, análise de medidas administrativas pós-crise em unidades prisionais e discussão sobre saúde e mídia no ambiente de crise (socorro e prestação de informações à mídia).

No dia 29 será realizado do Presídio Feminino “Arraiá do Júlia Maranhão”, a partir das 8h. No mesmo dia, no Sesc Gravatá, no bairro Valentina Figueiredo, acontecerá a confraternização dos agentes penitenciários a partir das 9h.