Fale Conosco

29 de novembro de 2012

Seap oferece curso de capacitação para agentes penitenciários



A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) disponibiliza o Curso de Escolta e Apoio a Recapturas (Cesar). O treinamento é voltado aos agentes de segurança penitenciária do quadro efetivo da Seap. Estão sendo oferecidas 80 vagas distribuídas da seguinte forma: quarenta para o polo de João Pessoa e região; vinte  para o polo de Campina Grande e região e mais vinte  para o polo de Patos e região. Podem se inscrever homens e mulheres.

O curso vai acontecer na Escola de Gestão Penitenciária (Egepen) com carga horária de 92h. Serão ministradas dez disciplinas: direitos humanos; armamento e tiro; imobilizações táticas; escolta e condução de presos; emboscada e contra-emboscada; ações de primeira resposta em ambiente prisional; primeiros socorros; direção defensiva e evasiva; noções de inteligência e gestão e planejamento de escolta. A coordenação pode estender o curso por mais 8h para atividades complementares.

As aulas serão coordenadas pela Gerência Executiva (Gesipe), sob a supervisão da Egepen e acompanhamento do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (Gpoe). As inscrições começaram na quarta-feira (28) e se estendem até o dia 4 de dezembro às 17h. A confirmação de inscrição acontece ainda no dia 4. Os exames de saúde, testes de capacidade física, investigação social e homologação se estendem dos dias 5 a 7 de dezembro. Duas turmas de quarenta (40) alunos serão formadas, a primeira inicia as atividades no dia 10 de dezembro e encerra no dia 20, já a segunda turma entra em sala de aula no dia 8 de janeiro de 2013 e conclui o curso no dia 18 de janeiro de 2013.

As inscrições podem ser realizadas na página da Seap e ainda por fax: 3218-4457 mediante envio de formulário de inscrição Cesar. Informações adicionais a respeito de documentação e exames clínicos necessários, divisão das turmas, carga horária de cada disciplina e material podem ser encontradas no edital disponibilizado na página da Seap.