João Pessoa
Feed de Notícias

Seap entrega mudas de árvores nativas para familiares de detentos em Campina Grande

domingo, 7 de julho de 2013 - 14:13 - Fotos: 

A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap), através do Projeto Muda Vida, implantado no complexo penitenciário do Serrotão, em Campina Grande, entregou mais de 100 mudas a familiares de apenados na tarde da sexta-feira (5). As plantas foram distribuídas na saída dos parentes, após o horário de visita.

A ação faz parte da programação da 2ª Semana do Agente Penitenciário. O projeto já vem sendo trabalhado com os presos há mais de cinco meses, quando as primeiras sementes começaram a ser plantadas nas dependências da unidade penal.

De acordo com o secretário Wallber Virgolino, a ideia de ensinar os presos a plantar traz pelo menos dois aspectos positivos. “Primeiro porque é uma forma de ocupação dos apenados. Nós já percebemos que, com o tempo, eles mesmos vão assimilando certa preocupação em manter sempre as mudas vivas, irrigadas, e isso ajuda na disciplina do ser humano. Um segundo ponto é a contribuição que nós estamos dando à natureza, pois calculamos que em torno de 10 mil novas árvores devem sair do Serrotão daqui a um, dois ou três anos. Quem esperava isso de um presídio?”, ressaltou Wallber.

Na tarde do sábado (6), mudas de Jucá, Ipê-Amarelo, Canafístula e Craibeira foram plantadas ao longo da Avenida Juscelino Kubitscheck, no bairro do Cruzeiro, numa parceria da Seap com a Associação Consciência Cidadã, entidade voltada para as discussões do meio ambiente em Campina.

“Aproveitamos para agradecer a sensibilidade da Seap nesse projeto, pois a nossa cidade tem um déficit de mais de 700 mil árvores. É, de fato, um trabalho excepcional”, disse o presidente da Associação, Clóvis Brasileiro.