João Pessoa
Feed de Notícias

Seap entrega certificados do curso de cozinha básica aos reeducandos do Presídio PB1

segunda-feira, 9 de setembro de 2013 - 16:10 - Fotos: 

A Gerencia de Ressocialização da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) realizou na manhã desta segunda-feira (9), a entrega dos certificados dos 16 concluintes do curso de Cozinha Básico teve a carga horária de 60 horas e foi ministrado pela professora Geysa Villor, para os reeducandos da Penitenciária Dr. Romeu Gonçalves Abrantes – PB1, numa parceria entre a Seap e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Na ocasião, foi servido um almoço feito pelos concluintes do curso.

Para o Secretário de Administração Penitenciária, Wallber Virgolino, este é mais um passo importante para a consolidação de uma nova forma de atuação dentro do sistema prisional. “A Seap vêm promovendo gradativamente uma programação de cursos profissionalizantes, estamos avançando nas políticas públicas de ressocialização e nossa meta é ampliar esses cursos cada vez mais, atendendo a todas unidades prisionais do estado”, disse o secretário.

Durante a sua fala, a Gerente de Ressocialização da Seap, Ziza Maia, salientou. “Em um espaço pequeno de tempo, estamos voltando a esta unidade com a conclusão de mais uma etapa das ações positivas. Estamos conseguindo avançar na garantia de direitos básicos do ser humano, como saúde a educação e a qualificação profissional, temos consciência que muita coisa ainda precisa ser feita, entretanto já conseguimos visualizar o resultado desse trabalho, que conta com o esforço de muita gente”.

O coordenador do Projeto Cidadania é Liberdade, Marconi Amorim também falou da iniciativa. “Para um projeto com esta envergadura dar certo, é preciso fazer parcerias sólidas, inclusive com os gestores e funcionários das unidades prisionais. Precisamos entender que educar a população prisional é um passo para diminuir a violência. Com esse programa, o Estado da Paraíba atua na melhoria da condição de vida do apenado e dá mais chances a ele de não reincidir na violência”.

O Diretor do Complexo PB1, Carlos Eduardo parabenizou os reeducandos concluintes, os agentes penitenciários e a equipe de saúde, que segundo ele, “a cada dia estão empenhados em desenvolver um bom trabalho, melhorando a qualidade dos serviços prestados dentro desta unidade”.

O reeducando Evandro Pimenta, que atingiu a maior nota no curso de cozinha básica, destacou. “Estes cursos são muito importantes para nós, uma vez que nos dá a oportunidade de sairmos daqui diferentes de como entramos, sabemos que reconquistar a confiança das pessoas é uma tarefa árdua, mas não podemos desistir. Esta capacitação profissional ajuda muita a gente, mas ajuda ainda mais as nossas famílias, que aguardam o nosso retorno para casa e para o mundo do trabalho”.