João Pessoa
Feed de Notícias

Seap encerra Curso de Formação para Agente Penitenciário

sexta-feira, 30 de março de 2012 - 17:07 - Fotos:  Kleide Teixeira/Secom-PB

Foto: Kleide Teixeira/Secom-PB

O quadro de agentes penitenciários da Paraíba conta agora com 148 novos integrantes. Eles fizeram parte da 12ª turma do Curso de Formação para Agente Penitenciário, encerrada nesta sexta-feira (30), no auditório da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep). Presente ao encerramento, o secretário de Administração Penitenciária, Harrison Targino, disse que a formação e nomeação dos classificados no concurso público realizado em 2008 representavam o cumprimento de um compromisso do governador Ricardo Coutinho.

Harrison ressaltou que a Secretaria de Administração Penitenciária está passando pelo maior processo de renovação de sua história com a convocação dos concursados. Segundo ele, os agentes que participaram desta 12ª turma deverão ser nomeados num prazo de 30 dias.

Alessandro Lima, aluno do curso, destacou que os novos agentes esperaram quatro anos pela convocação. “Agradecemos ao governador Ricardo Coutinho por cumprir o que prometeu e pela estrutura disponibilizada pelo Governo do Estado para a nossa formação. Muitos dos novos agentes penitenciários têm curso superior e, certamente, irão contribuir muito com o projeto de ressocialização dos apenados, que está sendo executado pela Secretaria da Administração Penitenciária”, comentou.

Para melhorar cada vez mais o sistema prisional da Paraíba, além do Curso de Formação, obrigatório para que os classificados no concurso ingressem efetivamente na carreira, a Secretaria de Administração Penitenciária deve realizar este ano 14 cursos de formação continuada.

“Os novos agentes penitenciários são atores de transformação, da construção de um novo modelo do sistema prisional, diferente do que se viu no passado. O ingresso deles é um fator de renovação, reagrupamento ético e consolidação da carreira de estado”, frisou Harrison Targino.

Por iniciativa dos alunos, na solenidade de encerramento do Curso de Formação da 12ª turma, foram homenageados com a entrega de placas o secretário Harrison Targino, escolhido como o patrono da turma; e instrutores do curso: Vânia Lustosa, diretora da Escola de Gestão Penitenciária; Marlene Rodrigues e Kátia Dornelas, da Espep.

No concurso realizado em 2008, foram oferecidas duas mil vagas. Até o momento, já foram convocados 1.730 classificados. A perspectiva do Governo é que os demais classificados sejam convocados até outubro, dentro do prazo de vigência do concurso.