Fale Conosco

25 de março de 2013

Seap e Polícia Militar participam de reunião em Campina Grande



O subcomandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, major Sinval, recebeu na última sexta-feira (22) a gerente de Ressocialização da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), Ziza Maia, diretores de presídios de Campina Grande, professores da Universidade Estadual da Paraíba e advogados da Comissão de Direitos Humanos da OAB, para discutirem ações conjuntas de ressocialização e policiamento comunitário, a serem realizadas através de parcerias entre os órgãos.

O encontro foi na sede do 2º BPM. Na ocasião, o major Sinval apresentou uma série de projetos sociais já executados pela Polícia Militar em Campina, a exemplo do Proerd e da escolinha de futebol para crianças e adolescente do Mutirão, bairro que diminuiu drasticamente os índices de violência depois que foi implantada uma Unidade de Polícia Solidária (UPS) no local. “Em 2013 ainda foi registrada nenhum tipo de ocorrência grave”, disse o major.

A gerente de Ressocialização da Seap, Ziza Maia, listou alguns projetos de ressocialização da secretaria. Segundo ela, atualmente 1.400 presos estão estudando em escolas instaladas dentro das unidades penais paraibanas. Ziza lembrou que muitos deles foram aprovados em exames supletivos e apresentaram bom desempenho até no Enem. “Nós temos que nos conscientizar de que a maioria dessas pessoas que cumprem pena hoje precisa de uma oportunidade. Cedo ou tarde elas estarão nas ruas de novo, e é muito melhor para a própria sociedade que elas retornem com algum aprendizado”, disse Ziza.