João Pessoa
Feed de Notícias

Seap e Comissão de Direitos Humanos da OAB firmam parceria em Campina

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014 - 13:40 - Fotos: 

A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) e a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da Paraíba, seccional de Campina Grande, firmaram parceria visando melhorias no sistema prisional na cidade.

Na manhã da terça-feira (11), a diretora do presídio feminino de Campina, Melissa Lins, representando o secretário da Administração Penitenciária, Wallber Virgolino, se reuniu com o presidente da Comissão dos Direitos Humanos, advogado Wellington Luna, para discutir ações a serem adotadas, de modo a melhorar a situação tanto dos apenados quanto dos funcionários do setor.

De acordo com o secretário Wallber Virgolino, a ligação estreita com a Comissão da OAB mostra que a Paraíba segue no caminho da ressocialização. “Temos projetos funcionando em várias unidades prisionais do Estado, além de parcerias importantes com diversos órgãos. A Comissão de Direitos Humanos da OAB será mais um braço forte nessa caminhada”, disse Wallber.

O estoque de medicamentos nos presídios foi um dos temas abordados na reunião. Segundo informou Wellington Luna, a OAB vai somar esforços para que as unidades penais estejam suficientemente abastecidas. “Quando a unidade dispõe de remédios e uma equipe de saúde para fazer os atendimentos dentro do presídio, quantas escoltas não são evitadas para um hospital, por exemplo? Isso é bom também para os agentes, pois é um risco a menos em sua rotina de trabalho. Então, se analisarmos bem, todos saem ganhando com isso, que é apenas um exemplo”, disse Wellington.

A situação da estrada que dá acesso à Penitenciária Padrão e ao presídio feminino, cuja recuperação foi sugerida pela diretora Melissa, também foi discutida no encontro. “Tudo o que for para melhorar as condições de trabalho de vocês e estiver ao nosso alcance, pode contar conosco. Nós sabemos das dificuldades que os agentes enfrentam no dia-a-dia e estamos aqui para ajudar no que for possível”, acrescentou o advogado.

Reconhecimento – Na semana passada, o Luna esteve na Penitenciária Raymundo Asfora (Serrotão) para informar ao diretor da unidade, Manoel Eudes Osório, do reconhecimento da Comissão Federal de Direitos Humanos da OAB acerca do trabalho que está sendo desempenhado naquele presídio. “É claro que existem dificuldades, mas vemos o interesse de promover mudanças positivas, e isso deve ser registrado”, concluiu Wellington Luna.