João Pessoa
Feed de Notícias

Seap capacita segunda turma do Curso de Escolta

sábado, 23 de fevereiro de 2013 - 12:14 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), através da Escola de Gestão Penitenciária da Paraíba (Egepen-PB), realiza o Curso de Escolta e Apoio a Recaptura (Cesar).  O treinamento foi iniciado na segunda-feira (18) e reúne 45 agentes penitenciários que fazem parte da segunda turma de inscritos para a qualificação.

Serão 96 horas de formação visando o aperfeiçoamento dos procedimentos de escolta que são corriqueiros no sistema penitenciário. De acordo com o coordenador técnico do curso, major Flávio Alberto, as aulas têm por prioridade qualificar o servidor para que ele saiba atuar em qualquer tipo de situação. “As escoltas no sistema prisional acontecem quase que diariamente, são transferências de presos, audiências em varas criminais, atendimentos hospitalares e diversas outras situações que exigem do servidor um comportamento padrão, eles devem saber exatamente o que fazer quando forem exigidos, estamos aqui para garantir que o agente e o detento estejam seguros quando for necessária uma saída da unidade”, disse Alberto.

Durante o curso, os agentes penitenciários participam de aulas teóricas na penitenciária de Segurança Média Juiz Hitler Cantalice, no bairro de Mangabeira, na Capital. Já as aulas práticas acontecem na área externa do estádio “Almeidão”, no bairro do Cristo, também em João Pessoa. O comandante do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar da Paraíba (Bope-PB), major Bisneto, participa na condição de instrutor das aulas práticas e reforça a parceria entre a Polícia Militar e a Seap. “É de extrema importância para o Bope oferecer ferramentas para que outros setores de Segurança do Estado estejam qualificados, estamos profissionalizando o serviço de escolta da Seap para oferecer uma maior tranquilidade para o cidadão, estamos todos juntos por um objetivo comum, servir a população da melhor forma possível”, finalizou Bisneto.

O agente penitenciário Fábio Sousa avalia que a qualificação vem em boa hora e mostra o comprometimento da Secretaria com os servidores. “Os instrutores são extremamente capacitados, nós estamos dando o máximo para absorver o conhecimento necessário para podermos trabalhar melhor e com mais segurança nas unidades penais, a Secretaria mostra que tem interesse de melhorar as condições de trabalho para nossa categoria e isso é muito importante”, comentou Sousa.

Para o secretário de Estado da Administração Penitenciária, Walber Virgolino, a capacitação é uma das ferramentas essenciais para mudança do sistema. “Oferecer capacitação é dar ao servidor um estímulo a mais para trabalhar, eu confio nos agentes que compõem o sistema penitenciário da Paraíba e sei que, com o apoio deles, o sistema vai evoluir ainda mais, pretendemos oferecer ao lado da Egepen e outros parceiros mais cursos que possibilitem um melhor serviço por parte da Seap em diversas áreas”.

 A segunda turma do “Cesar” conta com agentes penitenciários de João Pessoa, Campina Grande, Monteiro, Guarabira, Sousa, Belém e Teixeira. As aulas seguem até o dia 1º de março.