Fale Conosco


Saúde – Ouvidoria

A Ouvidoria é um canal democrático de comunicação entre o cidadão e o gestor. É um instrumento que ajuda o usuário a usufruir dos princípios elementares do SUS: universalidade, equidade, integralidade, participação da comunidade e descentralização político-administrativa. A Ouvidoria viabiliza o diálogo da sociedade com as diferentes instâncias da gestão, sendo assim o instrumento que o usuário utiliza para a avaliação da qualidade dos serviços de saúde.

Neste contexto, a Ouvidoria é uma ferramenta estratégica de promoção da cidadania e saúde, organizando e interpretando as informações que recebe da sociedade, por meio de conduta que inspire a credibilidade, a ética e o respeito ao cidadão.

 

 


Telefone: 3218-7475
E-mail: ouvidoria@saude.pb.gov.br

 

Disque Ouvidoria
0800-083-5000

 

Para que serve?

A Ouvidoria serve como instrumento de gestão que ajuda a identificar os pontos mais sensíveis do SUS. Ela é o meio pelo qual o usuário, através de sua manifestação (sugestão, reclamação, denúncia, elogio, informação), exerce sua cidadania, de maneira democrática e participativa.

Mediar conflitos, colaborar para uma efetiva sintonia entre o cidadão e o gestor, mostrar transparência nos atos administrativos, ajudar na melhoria do serviço prestado, também são atribuições da Ouvidoria.

Como funciona?

Diante da manifestação apresentada pelo cidadão e das responsabilidades legais do gestor, a Ouvidoria recebe, orienta, encaminha e acompanha a demanda, sempre deixando o cidadão ciente sobre as providências que foram adotadas.

A Ouvidoria visa dar resolutividade às ocorrências tentando resolver as demandas de maneira ágil e imparcial.

Como a Ouvidoria deve ser vista internamente?

Como um instrumento atuante que ajuda o gestor a solucionar, minimizar e apaziguar as deficiências e problemas do SUS que foram identificados e apontados pelo cidadão; como um termômetro que mostra o nível de satisfação ou insatisfação do usuário, sendo assim, uma ferramenta de gestão usada para otimizar, de forma efetiva, os serviços de saúde que são ofertados pelo gestor.

A Ouvidoria, atuando plenamente e tendo a colaboração de todos os atores envolvidos, busca encaminhar e resolver as demandas apresentadas em âmbito interno, sem que haja desgaste de ambas as partes.

É imprescindível que a Ouvidoria passe uma imagem idônea, imparcial, apartidária e eficaz na solução das demandas apresentadas. Caso contrário, se torna uma ferramenta obsoleta e meramente ilustrativa no contexto no qual está inserido.

Papel das ouvidorias do SUS

Acolher as manifestações dos cidadãos, efetuar o encaminhamento, orientação e acompanhamento da demanda e dar retorno ao usuário, na busca de propiciar uma resolução adequada aos problemas apresentados;
Ampliar a participação dos cidadãos na gestão do SUS;
Possibilitar à instituição a avaliação contínua da qualidade das ações e dos serviços prestados;
Subsidiar a gestão nas tomadas de decisões e na formulação de políticas públicas de saúde.

Missão

Consolidação da saúde como direito de cidadania, por meio da democracia participativa e do fortalecimento da participação popular, gestão e controle social no SUS.

Ouvidora Geral da SES

Endereço: Secretaria de Estado da Saúde
Avenida D. Pedro II, 1826 – Torre – João Pessoa/PB – CEP 58044-440