João Pessoa
Feed de Notícias

Saúde visita municípios do Sertão que registraram casos de Hepatite A

terça-feira, 5 de abril de 2011 - 12:43 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) visita, nesta quarta-feira (5), o município de Teixeira para acompanhar a investigação epidemiológica sobre os casos de hepatite do tipo A que estão surgindo no município. O ano passado, segundo a Gerência de Vigilância em Saúde da SES, foram notificados 22 casos da doença em Teixeira. Este ano, até agora, são 39 notificações.  

“O exame da água de Teixeira foi solicitado e em alguns pontos ficou comprovado que ela não está própria para o consumo humano. Temos que orientar a população sobre os cuidados necessários que se deve ter com a água, como por exemplo, ferver e filtrar antes do consumo. Os alimentos também precisam ser lavados com água e hipoclorito”, explicou a gerente de vigilância em saúde da SES, Júlia Vaz.

De acordo com dados da SES, o ano passado foram registrados 477 casos de hepatites, sendo 251 do tipo A, 122 do tipo B e 104 do tipo C. Os municípios com maior incidência da doença no Estado são João Pessoa com 51, Remígio 25 e Teixeira com 22. Hepatite – Segundo a enfermeira Suely Honorato, da gerência operacional das DSTs/Aids e Hepatites da SES, a doença é uma inflamação do fígado causada pelo vírus Picornaviridae.

“Toda pessoa que tiver apresentando icterícia, ou seja, com a pele amarelada, com sintomas semelhantes a uma gripe, mal-estar, dor no corpo, febre, fezes esbranquiçadas e urina com cor escura deve procurar um médico no posto de saúde mais próximo. Esta pessoa pode está com hepatite”, alertou.

A doença do tipo A é transmitida pela chamada via fecal-oral, na maioria das vezes com fezes de pacientes contaminando a água de consumo e os alimentos. O período de incubação é de 15 até 45 dias. “Não existe medicamento específico para combater o vírus da hepatite A. Os sintomas são tratados com antitérmico e analgésico”, acrescentou a enfermeira Suely Honorato.