João Pessoa
Feed de Notícias

Saúde visita cidades atingidas pelas chuvas para evitar proliferação de doenças

quinta-feira, 5 de maio de 2011 - 12:19 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está integrando o Comitê Executivo de Prevenção às precipitações de chuvas criado nesta quarta-feira (4) pelo Governo do Estado. Uma equipe do setor de Vigilância Epidemiológica está visitando os municípios atingidos pelas chuvas e está com equipe de plantão para eventuais ocorrências. Hoje à tarde, a reunião será às 13h30 na secretaria municipal de Santa Rita.

“Vamos ter a nossa primeira reunião com um dos municípios atingidos pelas chuvas para oferecer apoio na prevenção de doenças diarréicas, leptospirose e hepatite A. Estamos fazendo um levantamento de medicamentos e de hipoclorito para ser distribuído entre os municípios atingidos”, enfatizou a gerente executiva de vigilância em saúde (Gevs), Júlia Vaz.

Ela lembra que além das visitas que serão realizadas pela SES, uma equipe está de plantão para eventuais transtornos causado pela precipitação. “Sabemos que as chuvas vão continuar, os açudes estão sangrando e existe a probabilidade de algumas pessoas terem as casas inundadas, então temos equipes prontas para qualquer ocorrência necessária”, acrescentou.

Comitê – O Comitê está sendo coordenado pela Secretaria de Infraestrutura do Estado e além da SES-PB também estão envolvidos a Defesa Civil, Polícia Militar, Aesa, DER, Cagepa e as secretarias do Desenvolvimento Humano, Agricultura e Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Segundo a Defesa Civil, as regiões do Brejo, Cariri e Litoral são as que mais estão sofrendo os efeitos das precipitações. Entre os municípios dessas regiões estão Itabaiana, Mogeiro, Pilões, Areia, Riachão, Mataraca, Gurinhém, Remígio, Caldas Brandão, Cajá, Caaporã, Pitimbu, Alhandra, Cabedelo, Bayeux, Cruz do Espírito Santo, Santa Rita e Campina Grande.A Aesa informou que até o final da tarde de ontem 28 açudes estavam sangrando na Paraíba.