Fale Conosco

27 de julho de 2012

Saúde vai atualizar cartão de vacina de crianças menores de cinco anos



SONY DSCAtualizar o cartão de vacinação de quase 300 mil crianças menores de cinco anos na Paraíba, introduzir a vacina pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenza tipo b e hepatite B) e a Vacina Inativada Poliomielite (VIP) no calendário vacinal para crianças que vão iniciar o esquema vacinal. Esses são alguns objetivos da campanha de multivacinação que acontece entre os dias 18 e 24 de agosto.

As ações da campanha, extensiva a todos os estados brasileiros, foram discutidas na quinta-feira (26) no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde, em Patos, com a presença da coordenadora do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Missânia Moreira, dos coordenadores de imunização e vacinadores de toda regional.

De acordo com Missânia, durante a campanha de multivacinação, as crianças que não estiverem com o cartão em dia vão receber as doses que faltam para atualizá-lo. Para isso, ela convoca os pais para levarem seus filhos aos postos de vacinação.

As equipes vão trabalhar durante uma semana na atualização dos cartões, com o registro realizado online. Após a campanha de agosto haverá um monitoramento da cobertura de todas as vacinas do calendário básico da criança. Missânia enfatizou que a vacina é uma das principais atividades das unidades de saúde do PSF no tocante à prevenção. Ela lembra que a vacinação contra a pólio ocorrerá em uma única etapa, a partir deste ano.