Fale Conosco

3 de novembro de 2011

Saúde treina profissionais para aplicação de vacina e teste tuberculínico



A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está realizando treinamentos de qualificação para profissionais de nível superior na aplicação da vacina BGC (contra a turbeculose) e no teste tuberculínico (PPD). A capacitação já foi realizada com enfermeiros nos municípios que compõem a 9ª Regional de Saúde com sede em Cajazeiras, Princesa Isabel (11ª GRS), Catolé do Rocha (8ª GRS) e Cuité (4ª GRS).

De acordo com o cronograma de atividades as próximas capacitações estão marcadas para o período de 7 a 11 deste mês na 10ª Regional de Saúde, em Sousa, e de 12 a 16 de dezembro na 12ª Regional de Saúde com sede em Itabaiana. “Após serem qualificados, esses profissionais atuarão como agentes multiplicadores nos municípios jurisdicionados por cada gerência de saúde”, disse Missânia Moreira.

Novo sistema – Paralelo a esse, a Secretaria da Saúde está realizando outro treinamento sobre o novo Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização. A capacitação é destinada a digitadores e coordenadores de imunização dos municípios.

Missânia Moreira explica que o novo sistema de informação é online, individualizado e com o banco de dados centralizado no Ministério da Saúde. A previsão é de que até maio de 2012 todos os municípios estejam com o sistema implantado.

Com esse novo sistema, a perda do cartão de vacina não será mais problema. “Porque pelo nome da criança, o profissional de saúde de qualquer cidade ou Estado onde o programa esteja implantado vai saber quais as vacinas que ela já tomou e as que ainda faltam”, completou Missânia. Outra vantagem com o novo sistema é que a Secretaria da Saúde terá um maior controle para evitar o desperdício do imunizante, como também vai diminuir o uso de impressos.

A próxima capacitação está marcada para o próximo dia 26, nos municípios jurisdicionados pela Gerência Regional de Saúde de Catolé do Rocha. De acordo com o cronograma da SES, até dezembro desse ano serão capacitados os municípios que pertencem às 4ª, 8ª, 9ª, 10ª e 12ª Gerências Regionais de Saúde.