Fale Conosco

3 de junho de 2009

Saúde treina médicos para diagnosticar e tratar pacientes com dengue na PB



A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está capacitando médicos dos hospitais e das unidades básicas das 12 gerências regionais de Saúde do Estado para que eles possam diagnosticar e tratar com mais facilidade e corretamente os pacientes com dengue. O treinamento teve inicio na última terça-feira (2), no Hotel Netuanah, em João Pessoa, e deve prosseguir até o dia 15 de setembro. A meta é capacitar 250 profissionais.

Nesses dois primeiros dias, participaram do treinamento 25 médicos. O trabalho continua nesta quinta (dia 4) e sexta-feira (dia5), ainda na Capital. A cada semana, a capacitação, que dura 12 horas, será realizada em uma cidade diferente, de forma que os profissionais de todas as regionais sejam incluídos.

A capacitação, feita por médicos infectologistas treinados pelo Ministério da Saúde e técnicos das Vigilâncias Ambiental e Epidemiológica da SES, está sendo realizada pelo Núcleo das Doenças Transmissíveis por Vetores da Gerência de Vigilância Epidemiológica da SES. “A partir do momento em que a gente capacita os médicos que atuam diretamente com o problema, diminuímos, automaticamente, as possíveis implicações no quadro de saúde dos pacientes”, disse Gisele Aversari, chefe do núcleo.

Ela acrescentou que a iniciativa também vai contribuir para o controle dos casos da doença no Estado. “Além de diagnosticar e cuidar dos pacientes, com essa capacitação, os médicos terão a possibilidade de saber identificar locais com riscos de focos do Aedes Aegypti, a partir dos casos que vão recebendo no hospital ou posto de saúde. A partir disso, a Vigilância Ambiental vai poder atuar de forma eficaz”, explicou Gisele.

Além de João Pessoa, a capacitação vai ser realizada em Campina Grande, Guarabira, Sousa, Cajazeiras e Patos, reunindo profissionais desses municípios e de cidades vizinhas, abrangendo as 12 regionais do Estado.
 
Assessoria de Comunicação da SES-PB