João Pessoa
Feed de Notícias

Saúde reúne municípios e discute Plano de Contingência da Dengue

sexta-feira, 20 de novembro de 2009 - 17:48 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reúne nesta segunda-feira (23), representantes dos 16 municípios prioritários para a execução das ações de combate à dengue. A reunião deverá acontecer a partir das 14h, no auditório da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em João Pessoa. O objetivo é avaliar o trabalho de prevenção à doença e discutir o Plano Estadual de Contingência para Situações de Epidemia de Dengue. Segundo dados da SES, a Paraíba registrou 820 casos da doença este ano. No mesmo período do ano passado, foram confirmados 8.319. A redução da incidência do mal este ano no Estado é de 90,1%. 

Mesmo com os casos de dengue apresentando redução, a SES está preocupada porque a dengue é uma doença do verão e, por isso, tem  monitorado e fiscalizado as ações realizadas pelos municípios para evitar o aumento de casos, neste período. O gerente operacional de Vigilância Ambiental da SES, Nilton Guedes, explicou que os 16 municípios considerados prioritários nas ações de combate à dengue foram selecionados por critério populacional.  Durante a reunião, os secretários municipais de saúde apresentarão um esboço dos seus planos de contingência.

Após as discussões e aprovação, os planos municipais serão consolidados no Plano Estadual de Contingência da Dengue, que está sendo elaborado pela SES e deverá ser aprovado pela Comissão Intergestora Bipartite (CIB).  Para auxiliar na elaboração dos planos municipais, a Secretaria de Estado da Saúde encaminhou para todos os municípios prioritários o manual das ‘Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Endemias da Dengue’.

O gerente Operacional de Vigilância Ambiental da SES, Nilton Guedes explicou que, neste período, a população deve ter cuidado com as chuvas de verão, pois são esparsas e o acumulo de água aliado à alta temperatura transforma-se num ambiente ideal para a proliferação do mosquito. Além disso, outras medidas de prevenção devem ser tomadas, como desinfectar e tampar as caixas d’água, guardar os pneus em local coberto e seco; não deixar que as garrafas acumulem água colocando-as sempre com a boca para baixo, observar sempre as calhas, para ver se existe água acumulada e colocar areia nos pratos das plantas.

Deverão participar da reunião, os secretários municipais de Saúde de João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Patos, Piancó, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa, Itabaiana, Conde, Cabedelo, Bayeux, Santa Rita e Lucena.
 

Da Assessoria de Imprensa da SES