João Pessoa
Feed de Notícias

Saúde registra 2.152 casos de dengue no Estado e planeja ações em parceria

segunda-feira, 14 de março de 2011 - 10:30 - Fotos: 

A Secretaria de Saúde do Estado já registrou este ano 2.152 casos de dengue, o que representa um aumento de 2,3% em relação à semana anterior. Os dados são referentes até 9ª Semana Epidemiológica que terminou no dia 5 desse mês. Dos casos notificados, 285 foram confirmados como Dengue Clássica, 05 representam casos de Dengue com Complicações, 04 casos de Febre Hemorrágica, 102 foram descartados, 19 se mantiveram inconclusivos e 1.726 estão em processo de investigação. Esse resultado representa um aumento de 2,3% se comparado com a semana anterior quando foram registrados 2.102 da doença.

Para tentar diminuir mais ainda os números da dengue na Paraíba, a Gerência Executiva de Vigilância em Saúde da SES vai conversar com a Defesa Civil do Estado para pactuação de ações em parceria. Também será realizada uma oficina de Atualização no manuseio, preparo e aplicação do diflubenzuron para os Agentes de Controle de Endemias do município de Patos (16, 17 e 18 de março).

A Gerência também pretende acordar junto a II GRS a discussão do atendimento baseado na classificação de risco com multiplicadores dos municípios que integram o seu território e pautar o tema dengue durante a ação comemorativa ao Dia Estadual de Combate ao Tabagismo (15 de março, no Ponto de Cem Reis).

Avaliação – Para a gerente Executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES) Júlia Vaz, este insignificante aumento em um período com sazonalidade tão favorável a proliferação do vetor provavelmente foi resultado da ausência em alguns municípios e Gerencias Regionais de Saúde dos operadores do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) que vieram participar da Capacitação para operacionalização do Módulo Dengue On-Line realizado por representantes do Ministério da Saúde no Datasus, aqui na Capital, durante os dias 10 e 11 do mês.

De acordo com Júlia Vaz, o Módulo Dengue On-line vai permitir agilidade na notificação dos casos. Atualmente a notificação da dengue é feita semanalmente através do Sistema de Agravos de Notificação (Sinan). No entanto, o Dengue On-Line vai permitir diariamente o conhecimento dos casos que estão sendo diagnosticados.

Participaram da capacitação para operacionalização do Dengue On-line a I, III e VI Gerencia Regional de Saúde e os municípios de João Pessoa, Cabedelo, Bayeux, Conde, Santa Rita, Lucena, Campina Grande e Patos. A visita da SES ao município de Patos, realizada semana passada, para a discussão do atendimento ao paciente com dengue baseado na classificação de risco teve a participação de multiplicadores dos municípios que compõem a 3ª Macro Região de Saúde (VI, VII e XI Gerências Regionais de Saúde) apoiadores da IX GRS e representantes da rede hospital do município de Patos.

O evento foi realizado no Water Play e contou com a presença de 110 profissionais de saúde, onde, discutiram além do manejo do paciente com suspeita de dengue, protocolos de laboratório, vigilância epidemiológica e ciclo biológico do vetor. “Além desta atividade, realizamos reunião com o secretário Municipal de Saúde de Patos, que contou com a presença do Gerente da VI Regional de Saúde e do Sindicato dos Agentes de Controle de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, onde foi pautado a situação epidemiológica do município e ações de combate a dengue, incluindo o controle vetorial e a incorporação dos ACE nas Equipes de Saúde da Família como ferramenta fortalecedora do processo de trabalho” explicou Júlia Vaz.

Ela afirmou que também foi realizado pelo grupo do laboratório de entomologia do Estado reunião com os agentes de controle de endemias, onde ficou pactuado a realização de oficina de atualização para todos os agentes no manuseio, preparo e aplicação do diflubenzuron.