Fale Conosco

7 de fevereiro de 2012

Saúde reforçará campanha contra dengue no desfile do bloco Muriçoquinhas



A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai participar do desfile do bloco carnavalesco Muriçoquinhas do Miramar, no dia 13 deste mês, dentro do projeto Folia de Rua. O objetivo é aproveitar a concentração de pessoas para reforçar as orientações sobre ações de prevenção e combate à dengue.

A concentração do bloco ocorrerá na Praça das Muriçocas, no bairro de Miramar, de onde sairá com destino ao Busto de Tamandaré, na Praia de Tambaú.

A gerente operacional de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria, Djanira Lucena de Araújo, explicou que os funcionários do setor desfilarão vestidos com roupas pretas listradas de branco, representando o mosquito transmissor da doença. Além dos técnicos, a SES pretende contar com o apoio da população em geral.

Djanira explicou que está sendo confeccionada uma faixa com uma frase educativa e um estandarte com a figura do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Balanço – O número de casos suspeitos de dengue notificados durante o mês de janeiro de 2012 em relação ao mesmo período de 2011 foi 80% menor, conforme os dados do quarto boletim epidemiológico divulgado esta semana pela SES. Enquanto em 2011 foram registrados 670 casos, em 2012 foram 134 e, desse total, 13,4% já foram descartados. Até o dia 31 de janeiro, não houve notificação de casos de dengue com complicações, febre hemorrágica ou óbito por dengue.