Fale Conosco

27 de julho de 2016

Saúde realiza Semana Mundial de Aleitamento Materno com ações para aumento das doações



A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Banco de Leite Anita Cabral e da Rede de Bancos de Leite e Postos de Coleta de Leite Humano, inicia na próxima segunda-feira (1) uma programação especial alusiva a 25ª Semana Mundial de Aleitamento Materno cujo principal objetivo é aumentar o número de doações. Nos meses de junho e julho as doações de leite materno caíram em torno de 40%, em relação ao mês de maio. Isso sempre ocorre por conta do período junino e das férias.

No período de 1 a 4 de agosto, serão promovidas rodas de conversa; café da manhã; encontro com empresários para apresentar proposta de instalação de salas de apoio de aleitamento nas empresas; reunião com Hospitais Amigo da Criança e avaliadores da iniciativa “Hospital Amigo da Criança e da Mulher” para orientações quanto ao processo de reavaliação das unidades hospitalares. A Semana terá como tema “Amamentação: faz bem para o seu filho, para você e para o planeta”.

“A iniciativa Hospital Amigo da Criança e da Mulher comemora neste ano 25 anos de atuação no Brasil e o fortalecimento dessa política se dá através do processo de reavaliação das unidades hospitalares. Neste ano, os avaliadores, formados pelo Ministério da Saúde, serão orientados pela SES para reavaliarem as unidades, segundo os critérios estabelecidos pela iniciativa, fortalecendo, assim, a política de incentivo ao aleitamento materno e trabalho de parto e parto humanizado nesses hospitais”, disse a diretora do Anita Cabral, Thaíse Ribeiro.

De acordo com a programação, as atividades começam na próxima segunda-feira (1), às 6h, no Banco de Leite Anita Cabral, com um café da manhã para as mães que amamentam, com roda de conversa para esclarecimento sobre os benefícios da amamentação; no dia 2, haverá encontro no Banco de Leite de Cajazeiras com os dirigentes da CDL, para apresentação dos objetivos de desenvolvimento sustentável e a proposta de instalação de Salas de Apoio ao Aleitamento Materno e às Mulheres Trabalhadoras nas empresas.

Ainda na terça-feira (2), será realizada capacitação para profissionais em maternidades para assistência em aleitamento materno, nas Maternidades Frei Damião e Edson Ramalho, na capital; de Sousa; Patos e nos hospitais Universitário Lauro Wanderley e de Mamanguape.

Na quarta-feira (3), das 14h às 17 h, no auditório do Cerest, na capital, será promovida reunião com hospitais “Amigo da Criança” e avaliadores da iniciativa “Hospital Amigo da Criança e da Mulher” para orientações quanto ao processo de reavaliação das unidades hospitalares.

No dia 4, das 13h  às 14 h, no auditório da Maternidade Frei Damião, haverá reunião com representantes das Salas de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta e, das 14h às 17h, haverá atualização em Segurança Alimentar e Nutricional no Uso do Leite Humano em unidades neonatais e setor de porcionamento.

Hospital Amigo da Criança – Em comemoração  aos 25 anos da iniciativa Hospital Amigo da Criança e da Mulher, na Paraíba, a SES está em processo de orientação e pré-avaliação de mais duas unidades hospitalares para aquisição do título “Hospital Amigo da Criança”: o Hospital Geral de Mamanguape e um hospital privado.

“O Hospital Geral de Mamanguape, da rede pública do estado, apesar do pouco tempo de existência, já adaptou em sua rotina de assistência a qualificação necessária para conquista do título. A expectativa é que no fim do mês de agosto seja avaliado pelos consultores do Ministério da Saúde e tenha expedida a sua titulação”, explicou Thaíse.

Doação de leite materno – Quem quiser ser doadora basta apenas amamentar o seu filho, apresentar bom estado de saúde e ter leite materno de sobra; ligar para o banco de leite ou posto de coleta mais próximo e aderir ao programa. O banco de leite se responsabiliza por passar as orientações quanto à coleta e armazenamento, enviar o material para coleta segura (luvas, gorro, máscara e vidros estéreis) e, semanalmente, volta à casa da mulher para recolhimento do leite coletado.

Após passar por um processo de pasteurização e controle de qualidade, o leite será oferecido aos bebês internos em unidades neonatais para recuperação do seu estado clínico. Em geral, são bebês prematuros e de baixo peso ao nascer.

Para mais informações entrar em contato com o Banco de Leite Anita Cabral, no telefone 3215-6047.