Fale Conosco

21 de março de 2014

Saúde realiza oficina para fortalecer ações de vigilância durante eventos de massa



A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza, de 24 a 28 de março, a Oficina de Coleta de Produtos e Amostras Biológicas e Investigação de Surtos ara Eventos em Massa. O evento, que tem como objetivo o fortalecimento das ações de Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Ambiental nos eventos em massa, será realizado no auditório do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-PB) e contará com a participação de aproximadamente 80 pessoas, entre profissionais da Vigilância Sanitária, Epidemiológica, do Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), abrangendo os municípios de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Conde, Campina Grande, Lucena e Rio Tinto. 

A mesa de abertura da oficina contará com a presença do secretário de Estado da Saúde, Waldson de Sousa, a diretora geral do Lacen-PB, Marta Rejane Felinto, e a diretora da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), Glaciane Roland. Durante os cinco dias de evento, serão abordados temas como coleta de amostra e Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, Técnica e Condições de Coleta de Amostra, Amostra e Amostragem em Medicamentos, Artigos e Insumos de Saúde, Amostras e Amostragem em Água para Hemodiálise, entre outros. Além disso, serão realizados debates, e os profissionais se formarão grupos para a construção do plano de ação. 

De acordo com a diretora técnica do Lacen-PB, Gerlania Sarmento, é importante as vigilâncias estarem preparadas para os eventos de massa que estão se aproximando. “A Paraíba, mesmo não sendo sede da Copa do Mundo, irá receber muitos turistas atraídos por nossas belezas naturais. Por esse motivo, estamos capacitando os municípios para investigar surtos e coletar amostras biológicas e de produtos. Temos que estar preparados, uma vez que temos grandes eventos em massa este ano como a Copa e o Maior São João do mundo em Campina Grande”, disse.

Programação – Oficina de Coleta de Produtos e Amostras Biológicas e Investigação dos Surtos para Eventos de Massa

Local: Cefor-PB

Data: 24 a 28 de março

Segunda-Feira – 24/03/14

9h – Abertura da Oficina, com a presença do secretário de Estado da Saúde, Waldson de Sousa, a diretora geral do Lacen-PB, Marta Rejane Felinto, e a diretora da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), Glaciane Roland.

10h – Coleta de amostra e Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (Ivanildo Brasileiro – Lacen-PB).

- Modalidades de Ensaios Analíticos Laboratoriais no contexto do Sistema de Vigilância Sanitária

14h – Amostra e Amostragem (Amostra indicativa, Amostra representativa, Unidade Amostral e Plano de amostragem).

16h30 – Amostra e Amostragem em Medicamentos (Amostra indicativa, Amostra representativa, Unidade Amostral e Plano de amostragem).

17h – Encerramento

Terça-feira - 25/03/14

8h – Amostra e Amostragem em Saneantes Domissanitários (Amostra indicativa, Amostra representativa, Unidade Amostral e Plano de amostragem).

10h15 - Amostra e Amostragem em imunobiológicos, conjuntos diagnósticos e hemoderivados (Amostra indicativa, Amostra representativa, Unidade Amostral e Plano de amostragem).

14h – Amostra e Amostragem em equipamentos, artigos e insumos de saúde (Amostra indicativa, Amostra representativa, Unidade Amostral e Plano de amostragem).

15h50 - Amostra e Amostragem em água para hemodiálise (Amostra indicativa, Amostra representativa, Unidade Amostral e Plano de amostragem)

16h30 – Encerramento

Quarta-feira- 26/03/14

9h - Resposta para as emergências em saúde, experiência na Paraíba – Diana Pinto (SES)

10h15 - Vigilância epidemiológica dos agravos e doenças de interesse em eventos de massa.

11h30 – Debate

14h00 - Passos para investigação de surto: O papel do investigador frente a elucidação do evento;

Métodos e medidas necessárias ao trabalho de campo – Vânia Regina (SES).

15h50 – Estudo de Caso

16h30 - Encerramento

Quinta-feira – 27/03/14

8h – Coleta, acondicionamento e transporte de amostras biológicas para agravos de Saúde Pública –(Dalane Loudal – Técnica do Lacen-PB)

9h30 – Doenças parasitarias (Aldenair Torres – Técnica do Lacen-PB)

10h15 – Bacteriologia (coqueluche e doenças diarréicas) – Rodrigo Simões Cartaxo – Técnico do Lacen-PB

11h15 – Cadastro de Amostras no GAL

14h – VE-DTA – Vigilância Epidemiológica das doenças transmitidas por alimentos (Gerlania Sarmento – Diretora Técnica/ Lacen-PB).

14h30 – Coleta de amostras de alimentos envolvidos em surto de DTA.  Experiência da investigação de Surto de DTA

15h50 – Coleta de amostras de água (Fabíola Lelis – Técnica do Lacen-PB)

16h30 - Encerramento

Sexta-feira – 28/03/14

8h – Divisão dos Grupos para construção do Plano de Ação

10h15 – Construção do Plano de ação

15h50 – Apresentação do Plano de Ação.