Fale Conosco

17 de março de 2016

Saúde realiza mais um ‘Dia de Faxina’ para combate ao Aedes



A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nessa quarta-feira (16), mais um Dia de Faxina em sua sede, no bairro da Torre, em João Pessoa. Servidores da SES se uniram no combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, chikungunya e o vírus zika. A ação foi definida dentro do Plano de Combate ao mosquito, lançado pelo Governo do Estado em dezembro de 2015.

Os servidores passaram por todos os espaços da sede da SES, em busca de focos e possíveis criadouros do mosquito. O chefe do Núcleo de Fatores não Biológicos da SES, Emanoel Lira, explicou que a faxina no local de trabalho é tão importante quanto nas residências. “É fundamental a faxina no nosso ambiente de trabalho, pois a maioria da população passa mais tempo no trabalho do que em casa, mas realizar a faxina nas nossas residências também é imprescindível. A população deve tomar conta do seu lixo, das garrafas vazias, pneus, evitando assim possíveis focos do mosquito”, alertou.

Emanoel Lira lembrou que, com a chegada das chuvas, o cuidado deve aumentar. “Tivemos um período sem chuvas, onde teoricamente seria mais fácil diminuir os focos do mosquito. Agora, com as chuvas que já estão acontecendo, o cuidado deve ser ainda maior. Qualquer lugar que possa armazenar água parada é um potencial criadouro do Aedes”, explicou.

Segundo a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Renata Nóbrega, é importante estar atento aos detalhes. “É nos detalhes, naquele copinho descartável, lá na nossa geladeira ou que jogamos na rua ou no quintal, que mora o perigo e a gente não faz ideia. As faxinas são não só uma forma de lutarmos contra o mosquito, como também uma maneira de chamar a atenção da população e das instituições públicas do Estado, de diversos segmentos, para participarem desta luta que é de responsabilidade de todo mundo”, concluiu Renata.