Fale Conosco

16 de junho de 2016

Saúde realiza encontro Grupo Condutor da PGASS e discute implantação da programação



A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promove, nesta sexta-feira (17), das 08h30 às 13h, o “Encontro Estadual do Grupo Condutor da PGASS na Paraíba”, no auditório do Centro de Ciências Médicas, da UFPB, no campus de João Pessoa. A Programação Geral de Ações e Serviços de Saúde – PGASS substituirá a atual Programação Pactuada Integrada – PPI, por ser mais abrangente dentro do processo de pactuação entre municípios e estado para a garantia de acesso da população aos serviços de saúde. O objetivo do encontro é discutir o cenário atual do processo de implantação da PGASS e seus desdobramentos na saúde pública da Paraíba.

O grupo condutor é formado por representantes das 16 Regiões de Saúde das Secretarias Municipais de Saúde Sede de Macro (João Pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa); do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde – Cosems; das Gerências Regionais das quatro macrorregiões de Saúde; das Gerências Executivas e Gerência de Planejamento da SES.

De acordo com a programação, acontecerão palestras com a coordenadora geral do Planejamento e Programação das Ações de Saúde do Ministério de Saúde, Neyde Glória Garrido, que falará sobre “O estado da arte da PGASS no âmbito nacional”; o procurador regional dos Direitos do Cidadão, José Godoy, com o tema: “Expectativas do Ministério Público com a implantação da PGASS na Paraíba” e a gerente de planejamento, da SES, Marta Betânia Duarte Silva, que falará sobre “Cenário da Programação da Assistência e retrospectiva dos trabalhos da PGASS na Paraíba”.

“Este encontro traz toda discussão do processo de transição e a nossa expectativa é que o grupo tenha uma orientação para avançar nas próximas etapas dentro do novo cenário do país”, disse Marta.