João Pessoa
Feed de Notícias

Saúde realiza encontro discute agenda do Hemocentro em 2017

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017 - 17:41 - Fotos:  Ricardo Puppe/Secom Pb

Mais de 40 profissionais participaram, nessa quinta-feira (19), do Primeiro Encontro dos Hemonúcleos da Paraíba, realizado em João Pessoa. O foco da reunião foi planejar  a agenda de trabalhos para 2017 e contou com a participação da secretária de Estado da Saúde, Claudia Veras, e da diretora geral do Hemocentro, Luciana Gomes.

A iniciativa do Hemocentro visa estabelecer padrões de atendimento e procedimento para as atividades da instituição, de acordo com a legislação vigente preconizada pela Política Nacional do Sangue do Ministério da Saúde. “Essa é a oportunidade para serem apresentadas as melhorias que serão executadas este ano para promover o melhor desenvolvimento e o atendimento às normas de política do sangue”, destacou a diretora técnica do Hemocentro da Paraíba, Rosângela de Fátima Carneiro, ao falar sobre o evento.

Já a diretora geral do Hemocentro, Luciana Gomes, destacou a importância da instituição enquanto única entidade responsável pelo fornecimento de sangue a todos os hospitais públicos e privados no Estado da Paraíba. Afirmou ainda o compromisso com a qualidade dos serviços e a necessidade do trabalho engajado e comprometido com os serviços.

A secretária de Estado da Saúde, Claudia Veras, lembrou que o encontro é o momento ideal para apresentar as diretrizes a serem seguidas ao longo do ano. Presente ao evento, a nova diretora da Agência Estadual de Vigilância Sanitária, Maria Eunice, destacou a importância da parceira com o Hemocentro. “Falar em sangue é falar em vida. É importante que as ações de vigilância em saúde busquem primeiro orientar as ações de melhoria que devem ser implantadas para manter o serviço de qualidade. O Hemocentro pode contar com a parceira da Agevisa”, disse Maria Eunice.

AÇÕES DA HEMORREDE – Atualmente, entre 3 e 5 mil bolsas de sangue mensais são coletadas apenas no Hemocentro de João Pessoa.  Em relação a transfusões de sangue, mais de 100 procedimentos semanais são realizados na capital, conforme dados do setor de estatística do Hemocentro Paraíba.

Vale lembrar que os Hemocentros são instituições públicas que realizam atividades de hemoterapia e hematologia com o objetivo de fornecer componentes e hemoderivados do sangue aos hospitais das redes pública e privada, além do atendimento ambulatorial das patologias relacionadas com o sangue.

A Hemorrede que atua na coleta e distribuição de sangue no Estado é formada por dois Hemocentros, sendo o Coordenador, em João Pessoa e o Regional, em Campina Grande, e mais 11 Hemonúcleos, nas cidades de Guarabira, Itabaiana, Picuí, Monteiro, Patos, Piancó, Princesa Isabel, Itaporanga, Catolé do Rocha, Sousa e Cajazeiras.