João Pessoa
Feed de Notícias

Saúde realiza campanha de vacinação contra raiva animal

sábado, 1 de dezembro de 2012 - 20:15 - Fotos:  José Lins/ Secom-PB

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesse sábado (1º) a Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal. Foram colocados à disposição da população mais de 800 postos espalhados nos 223 municípios do Estado, das 8h às 17h. Segundo o Chefe do Núcleo de Controle de Zoonoses da SES, Francisco de Assis Azevedo, a meta é imunizar 607.643 animais, sendo 414.892 cães e 192.751 gatos.

Na campanha anterior de vacinação contra raiva animal, a Paraíba conseguiu superar a meta preconizada pelo Ministério da Saúde. “A última campanha foi em novembro do ano passado, e o Estado conseguiu vacinar 80,8% da população de cães e gatos, o que supera a meta do Ministério da Saúde, que é de vacinar 80%. A Paraíba costuma atender nosso chamado e trazer seus animais para vacinação”, disse Francisco de Assis.

Ainda segundo o Chefe do Núcleo de Controle de Zoonoses da SES, o último caso de raiva animal no Estado foi registrado em 2011, e de raiva humana, no ano de 1999, o que prova a eficácia do trabalho realizado na Paraíba. “Em 2010 não registramos nenhum caso de raiva animal no Estado, no ano de 2011 foi registrado apenas um (1) caso, e este ano estamos zerados, nenhum caso. Quanto aos casos de raiva humana, a Paraíba está há 13 anos sem nenhum caso registrado, o último foi em junho de 1999”.

Um protocolo assinado pelo Ministério da Saúde dos países latinos pretende eliminar a raiva humana transmitida por cães e gatos, que são o principal foco da doença no ciclo urbano, até o ano de 2015. Francisco de Assis ressalta que a Paraíba está contribuindo para esse resultado.   “Fechamos o ano de 98 com o número de 46 casos de raiva canina no Estado, e como podemos ver, desde então, tiramos a circulação viral do ambiente. Assim, estamos contribuindo também para a erradicação dos casos de raiva humana”.

Pelo quarto ano consecutivo, está sendo utilizada Vacina de Cultivo Celular, que tem uma melhor resposta imunológica e ação mais duradoura. Também serão utilizadas seringas e agulhas descartáveis na proporção de uma seringa e uma agulha pra cada animal vacinado, possibilitando uma melhor qualidade no serviço, evitando possíveis contaminações.
“Esta vacina é destinada apenas para cães e gatos, em bom estado de saúde, a partir de três meses, e não tem contraindicação”, afirmou Assis.

Foram repassados recursos para os municípios paraibanos no valor de R$ 419.704,95 desde julho de 2012, pelo Ministério da Saúde, de acordo com o que dispõe a Portaria Ministerial 2.352, já que se trata de uma ação pactuada junto à tripartite e que faz parte do Plano de Eliminação da Raiva transmitida por cães e do Programa Nacional de Imunização.
Francisco de Assis Azevedo explicou também que a SES disponibilizou para as Gerências Regionais de Saúde todos os insumos necessários (seringas, agulhas e vacinas) e estas repassaram o imunizante para os municípios. Para esta campanha, o Ministério da Saúde enviou 650 mil doses de vacina e seringas.