João Pessoa
Feed de Notícias

Saúde promove vacinação para os servidores dentro da programação do “Novembro Azul” 

segunda-feira, 7 de novembro de 2016 - 11:47 - Fotos:  Arquivo

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está oferecendo vacinação para os servidores da sede, no bairro da Torre, em João Pessoa, nesta sexta-feira (4), das 8h às 16h30. São três tipos de vacina: DT (difteria e tétano); Influenza (gripe) e Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), oferecidos aos homens, desde a quinta-feira (3). A ação faz parte das atividades do “Novembro Azul”, iniciadas no dia 1º e seguem até o final do mês,  por meio de uma articulação com as Gerências Regionais de Saúde, serviços de saúde e municípios, buscando estimular o incentivo ao autocuidado da população masculina e adoção de hábitos saudáveis.

“É bom lembrar que estas vacinas estão disponíveis nas Unidades de Saúde da Família, durante todo o ano. O homem deve levar sua carteira de vacinação, documento onde consta o controle das doses”, esclareceu a técnica do Núcleo de Imunização da SES, Márcia Mayara.

O segurança Robson Oliveira tomou a DT e a tríplice viral. Ele anda com o cartão de vacinação na carteira. “Sempre ando com ela para casos como este, por exemplo. É muito boa esta campanha que lembra a nós, homens, a importância de cuidar da saúde e prevenir  doenças”, falou.

Já Antonio Hercílio, que trabalha no Núcleo de Imunização, não trouxe o cartão. Mesmo assim, sabia que a única vacina que não estava em dia era a DT e tomou. Márcia explicou que, caso a pessoa não tenha trazido o cartão ou não lembre se tomou as vacinas, pode tomar as três, sem problema.

“É muito importante que os homens procurem as USFs para tomar as vacinas, que é uma das melhores formas de prevenção contra algumas doenças que são imunopreveníveis, ou seja, que são evitadas por meio de vacinas”, concluiu.

Segundo o coordenador da Área Técnica da Saúde do Homem na SES, Hélio Soares, o “Novembro Azul” foi iniciado em 2003, na Austrália e, desde então, são realizadas diferentes estratégias de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.

“A atenção e cuidado com a população masculina deve ser transversal às ações de Atenção Básica em Saúde, que deve potencializar a busca ativa à população masculina e aproximar os homens das Unidades de Saúde da Família, uma vez que, considerando os padrões sociais e culturais do nosso país e Estado, o homem não tem aproximação com o cuidado e autocuidado”, explicou.

Hélio acrescentou ainda que, para que ocorra a diminuição da mortalidade do homem, é primordial o incentivo à adoção de hábitos de vida saudáveis, bem como o autocuidado. “Neste sentido, a população deve procurar as Unidades de Saúde da Família dos seus municípios para a realização dos exames preventivos”, concluiu.

Programação – Na próxima terça-feira (8), na antiga sala do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), serão realizadas ações de beleza e cuidado para os servidores. Na quinta-feira (10), no Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), terá palestra sobre Saúde Integral do Homem e a Sintomatologia do Câncer de Próstata, Pênis e Testículos. Já na sexta-feira (11), a palestra será realizada no auditório da Fundação Centro de Apoio ao Deficiente (Funad) para o Batalhão de Atendimento Pré Hospitalar do Corpo de Bombeiros da Paraíba.

Nos dias 17 e 18, na sede da SES, haverá uma atividade sobre Saúde Integral do Homem e Sintomatologia do Câncer de Próstata, Pênis e Testículos e realização dos serviços de aferição de pressão arterial, glicemia e testes rápidos. No dia 24, serão realizadas palestras sobre a Saúde Integral do Homem e ginástica laboral, orientações sobre saúde bucal nutricional e relaxamento na Penitenciária Sílvio Porto e no hall de entrada da SES. Já no dia 25, essas atividades serão realizadas na Penitenciária de Segurança Máxima Geraldo Brandão. O encerramento será dia 30, na área de convivência da SES.