João Pessoa
Feed de Notícias

Saúde promove segunda semana de combate ao Aedes na Grande João Pessoa

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016 - 13:01 - Fotos:  Ricardo Puppe

Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES), agentes comunitários de endemias (ACE) e homens do Exército e do Corpo de Bombeiros estão juntos na luta contra o Aedes aegypti (transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus), na segunda semana (de 11 a 15 de janeiro) consecutiva de visitas domiciliares em João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Bayeux, Conde e Alhandra. O objetivo é visitar casa a casa onde conversam com os moradores a respeito das formas de prevenção e ainda fazem vistoria nos quintais, jardins e terrenos baldios com o objetivo de detectar e exterminar criadouros e focos do mosquito.

Nesta segunda-feira (11), homens do Exército Brasileiro e os agentes comunitários realizaram atividades na comunidade São Luiz, no bairro do Bessa, na Capital. No local, foi encontrada uma lata com água e larvas do mosquito. Em vários pontos foi colocado larvicida.

A diarista Solange de Lima fez questão de receber a equipe e aproveitou para tirar uma dúvida. Como tinha uma planta com água em uma garrafa, dentro de casa, perguntou se havia perigo de aparecer mosquito. O soldado Hiago explicou que sim e orientou para que ela trocasse a água a cada cinco dias. “É muito importante este trabalho porque a gente se sente mais seguro para combater o mosquito”, comentou a moradora.

Segundo o tenente Saulo, do 15º Batalhão de Infantaria Motorizado, que está à frente do trabalho em João Pessoa, para esta semana, são 44 homens que vão concluir o bairro do Bessa, iniciado no último dia 4 e depois, seguem para o Aeroclube e Jardim Oceania. “Até agora, o trabalho vem sendo bastante produtivo porque, além do combate, ainda estamos fazendo uma ação educativa. A população tem nos recebido muito bem e, por enquanto, o ú
nico problema são as casas fechadas ou abandonadas pois, algumas delas têm piscinas e podem ser um foco”, alertou.

De acordo com a programação feita pela Gerência de Vigilância em Saúde, a atuação do Exército, além da Capital, ocorre em Bayeux, nos dias 11 e 12, no Bairro Imaculada e no dia 14, no São Lourenço. Em Cabedelo, o trabalho será no bairro de Intermares e em Santa Rita, continua no Conjunto Tibiri II.

Já os homens do Corpo de Bombeiros permanecerão nas ações nos municípios do Conde, na quinta-feira (14) e em Alhandra, no dia 15.