João Pessoa
Feed de Notícias

Saúde promove segunda etapa presencial do Curso Sala de Vacina para enfermeiros e técnicos de enfermagem

terça-feira, 13 de junho de 2017 - 16:54 - Fotos:  Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor), está realizando nesta terça-feira (13), das 8h às 16h30, no Centro de Formação de Educadores, em Mangabeira, na capital, o segundo momento presencial do Curso de Capacitação e Aperfeiçoamento em Sala de Vacina para as 12 turmas da 1ª Macrorregional, de João Pessoa, formadas por 340 profissionais. No próximo dia 20, serão realizados os encontros presenciais em Campina Grande, Patos e Sousa para as 13 turmas das 2ª, 3ª e 4ª Macros, totalizando 260 profissionais. O curso terá quatro ciclos, cada um com 60 horas, sendo 16 presenciais (referentes a dois momentos de 8 horas, cada) e 44 horas à distância, por meio da plataforma Moodle.

No decorrer do ano, serão concluídas 100 turmas, contemplando mais de dois mil profissionais atuantes nas salas de vacina do estado. O curso é destinado a enfermeiros e técnicos de enfermagem atuantes na rede de salas de vacina do SUS na Paraíba, e tem por objetivo proporcionar conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para conduzirem, estrategicamente, a implementação das normas e rotinas em vacinação, segundo orientações do Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde (PNI/MS).

Para a coordenadora geral do curso, Aralinda Nogueira, a capacitação tem a intenção de ressignificar as práticas dos profissionais. “Além disso, traz impactos positivos quanto aos indicadores de imunização do estado, bem como mudanças no processo de trabalho nos serviços da rede de sala de vacina em todo estado”, afirmou.

“Este curso vai aperfeiçoar os profissionais em sala de vacina para melhoria no atendimento à população. É importante que, mesmo após o curso, estes profissionais continuem se atualizando porque o calendário nacional de vacinação tem mudanças constantes”, lembrou a coordenadora do curso, na 1ª Macro, Márcia Mayara.

A enfermeira Socorro Sousa já está praticando os ensinamentos do curso na Unidade Integrada do Valentina, onde trabalha. “O curso faz a gente pensar junto com a equipe para melhorar os indicadores de vacinação. Até já fizemos um banner com indicadores onde estão sendo anotados os números e, a partir daí, faremos análise de como está o desempenho da nossa unidade”, falou.

Genisson Costa é técnico em enfermagem, na sala de vacina da Unidade Básica de Saúde de Guarabira. “O curso veio somar o teórico com a prática, levando em conta as diferenças entre municípios, para melhorar a assistência ao usuário”, declarou.

Chiara Dantas, chefe da imunização de João Pessoa e uma das tutoras, destaca a universalização do curso. “A gente está contemplando todo estado, de forma igualitária e isso vai repercutir de forma bastante positiva para o usuário”, afirmou.