Fale Conosco

22 de março de 2016

Saúde promove qualificação sobre abordagem e tratamento do fumante para profissionais de saúde mental 



A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis,  em parceria com a Coordenação Estadual de Saúde Mental e a Secretaria de Saúde do Município de João Pessoa, promove nesta quarta-feira (23), das 8h às 12h, a Qualificação Profissional para Abordagem e Tratamento do Fumante do Programa Nacional de  Controle do Tabagismo/INCA, para profissionais de dois Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III, sendo o Caps AD III – Jovem Cidadão da SES e o Caps AD III – David Capristrano, de João Pessoa. A capacitação será realizada no auditório do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor), na capital.

Serão qualificados médicos, enfermeiros, psicólogos e outros profissionais da saúde, de nível superior, que possuam perfil para  trabalharem com o Programa de Cessação do Tabagismo.

Após a qualificação, os dois Caps ficarão aptos a oferecer o tratamento, tanto para os usuários como para os familiares. “O tratamento do fumante nos Caps terá um olhar diferenciado, já que o usuário destes serviços geralmente usa droga, álcool e alguns apresentam sofrimento mental; detalhes que devem ser levados em consideração, no momento do tratamento e controle do tabagismo”, explicou a gerente do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, Gerlane Carvalho.

Ela lembrou ainda que o Programa Nacional de  Controle do Tabagismo/INCA consiste na abordagem cognitivo-comportamental, podendo ser associado ao  apoio medicamentoso quando for necessário.