João Pessoa
Feed de Notícias

Saúde promove palestra e mobilização no Dia Mundial da Água

segunda-feira, 21 de março de 2011 - 12:06 - Fotos: 

No Dia Mundial da Água, comemorado nesta terça-feira (22), vão ser realizadas atividades em João Pessoa alusivas a data. Pela manhã, haverá na Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Jaguaribe, palestras sobre controle e qualidade da água. No período da tarde, no Ponto de Cem Réis, no Centro da Capital, serão apresentadas ações culturais para mobilizar a população sobre a importância do não desperdício da água.

A gerente operacional da vigilância ambiental da Secretaria de Estado da Saúde, Djanira Lucena, faz um alerta à população sobre a qualidade da água que deve ser ingerida. “A água para consumo não deve ter cheiro, nem gosto e nem cor. A água armazenada nos reservatórios, que muitas vezes demora para ser utilizada, deve ser tratada e depois ficar tampada para evitar contaminação. E muita gente esquece”, destacou.

Em casos de suspeita de água contaminada, ela pede para que as pessoas liguem para a Secretaria, para que sejam orientadas a como tratar e evitar doenças. “A água quando ingerida sem tratamento pode ser responsável pela transmissão de cólera, febre tifóide, leptospirose e giardíase. Através de vetores que se relacionam com a água estão doenças como dengue, malária e febre amarela”, lembrou. O telefone da gerência de vigilância epidemiológica é o 3218-7434.

Atividades culturais – Entre as atividades no Ponto de Cem Réis, o ponto alto será comandado pelo Mestre Brown que vai apresentar peça teatral e cordel com a temática água. “A gente pensou em um texto totalmente voltado para a preservação da água que muita gente desperdiça, sem falar na questão da qualidade e cuidado que devemos ter com este bem natural. Então será muito divertido, com personagens que já contraíram doenças devido ao mau uso da água”, ressaltou.

Além das apresentações culturais, haverá também panfletagem orientando a população sobre como cuidar e preservar a água. Será exposto ainda um laboratório de entomologia.

A mobilização alusiva ao Dia Mundial da Água é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Saúde de João Pessoa, Funasa, Cagepa e 1ª Gerência Regional de Saúde. A abertura do evento será pela manhã na Funasa pelo superintendente do órgão, Bruno Gaudêncio, o secretário de estado da saúde, Valdson de Souza e a gerente executiva de vigilância em saúde da SES, Júlia Vaz.