João Pessoa
Feed de Notícias

Saúde promove Oficina de Planejamento da Atenção Básica

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013 - 09:22 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu, nessa terça-feira (5), a Oficina de Planejamento da Gerência de Gestão da Atenção Básica. O treinamento reuniu técnicos da SES que trabalham diretamente com a Atenção Básica em todo o Estado. “O objetivo é oferecer, cada vez mais, subsídios e criar estratégias de apoio aos municípios para que o atendimento seja o mais satisfatório possível”, explicou o gerente de Gestão da Atenção Básica (GEAS – SES), Manoel Feitoza Júnior.

A Atenção Básica compreende os serviços de atendimento essenciais do Sistema Único de Saúde (SUS). Fazem parte da Atenção Básica, os postos de saúde, onde trabalham a equipe do Programa de Saúde da Família (médicos, enfermeiros, odontólogos, agentes comunitários de saúde, etc), presentes em todos os 223 municípios; o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), os consultórios de rua, dentre outros dispositivos. “Nestes serviços são resolvidas a maior parte dos problemas de saúde da população. Ações como esta só vêm a acrescentar às gestões municipais, tornando a rede básica mais acessível e com mais qualidade e a comunidade só tem a ganhar”, lembrou Manoel Júnior.

A Atenção Básica é de responsabilidade dos municípios e para apoiar as ações, a Secretaria de Estado da Saúde, através da Gerência de Gestão da Atenção, definirá, através desta oficina, as prioridades e direcionamentos de atuação, principalmente na disponibilização e divulgação das informações e ampliação dos canais de comunicação com os municípios.

Durante a Oficina foi traçado um plano de ações e metas para o 1º semestre de 2013. A matriz de planejamento contemplará ações na área de Monitoramento e Avaliação da Atenção Básica e de Gestão de Projetos e Programas e será balizada pelo Plano Estadual de Saúde e pela Programação Anual de Saúde de 2013. Tem-se o propósito de qualificar o processo de apoio técnico-institucional aos municípios e também às próprias Gerências Regionais de Saúde.

Ainda serão planejadas estratégias de apoio, monitoramento e avaliação para as seguintes frentes: Equipes de Atenção Básica, Núcleos de Apoio à Saúde da Família, Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, Academia da Saúde, Equipes de Saúde Bucal, Centro de Especialidades Odontológicas, Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias, Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde, Telessaúde, Programa Saúde na Escola, Projeto Olhar Brasil, dentre outras.

No planejamento estão previstas oficinas com os coordenadores municipais da Atenção Básica para discussão das principais necessidades dos municípios. Em breve a Gerência de Gestão da Atenção Básica disponibilizará um calendário dessas oficinas aos gestores municipais.