João Pessoa
Feed de Notícias

Saúde promove encontro para definir programação do Dia Mundial da Água

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013 - 19:14 - Fotos: 

Nesta terça-feira (26), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promove no auditório do Cefor-PB, em João Pessoa, das 8h30 às 16h30, uma reunião de preparação para o Dia Mundial da Água, a ser comemorado no dia 22 de março.

O objetivo é fomentar a articulação, entre vários órgãos que estão vinculados à água em todo estado, a exemplo da Cagepa; Fundação Nacional de Saúde (Funasa) ; a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) e as Gerências Regionais da Saúde, da Aesa e da Cagepa.

“A mobilização sempre ficava muito centralizada  na capital. Mas, dessa vez, diante da seca, estamos envolvendo as Gerências porque queremos atingir a maioria dos municípios paraibanos”, explicou a chefe do Núcleo de Fatores Não Biológicos, da Gerência Operacional de Vigilância Ambiental (Gova) da SES, Hylda Lucena.

De acordo com a programação da reunião, pela manhã foram realizadas quatro palestras: “Gestão Estadual dos Recursos Hídricos Água da Gente”, da Aesa; “Uso racional da água”, da Cagepa; “Programa Nacional de Controle da Qualidade da Água”, da Funasa e “Vigilância da qualidade da água para o consumo humano na Paraíba”, da Gova/SES.

No turno da tarde, a palestra “Análise da qualidade da água, avaliada pelo Lacen em 2012”, do Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen) e, finalizando, dinâmicas e trabalhos em grupo, com a definição da programação para o Dia Mundial da Água.

“Com isso, o Governo do Estado pretende dar uma resposta positiva a população, principalmente no que diz respeito ao uso racional da água e ainda mais que estamos vivendo uma época de estiagem, para que todos saiam ganhando. Além disso, pretendemos fazer um trabalho integrado de prevenção de doenças transmitidas pela água que não recebe tratamento”, disse Hylda Lucena.