Fale Conosco

4 de abril de 2011

Saúde promove em Guarabira capacitação para reduzir óbitos por dengue na PB



A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza nesta terça-feira (5), em Guarabira, mais uma Oficina de qualificação para o atendimento do paciente com suspeita de dengue baseado na Classificação de Risco. Essas capacitações estão acontecendo em todas as Regionais de Saúde e tem como principal objetivo qualificar os profissionais de saúde visando à redução do risco de óbito por dengue.

O público alvo dessa capacitação em Guarabira são médicos e enfermeiros dos 25 municípios que compõem a 2ª Gerencia Regional de Saúde e profissionais da rede hospitalar e do município sede. De acordo com a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Júlia Vaz, o objetivo é qualificar os profissionais para que eles realizem um atendimento de qualidade ao paciente com suspeita de dengue.

Ainda dentro da programação para esta semana, no próximo dia 8, o Governo do Estado estará realizando uma grande ação de mobilização no município de Barra de Santa Rosa que vai contar com a presença da Secretaria de Estado da Saúde, Defesa Civil do Estado, 4ª Gerencia Regional de Saúde, Secretaria de Comunicação do Estado, Secretaria de Infra Estrutura do Estado, Aesa, Corpo de Bombeiros de Campina Grande, Defesa Civil do município de Barra de Santa Rosa e dos municípios vizinhos, e Secretaria Municipal de Saúde de Barra de Santa Rosa.

A programação consta de caminhada com distribuição de material educativo, palestra educativa sobre a dengue; exibição de filmes sobre o ciclo de vida do aedes aegypti; exposição do laboratório de entomologia da SES (Escola Augusto dos Anjos); oficina de atualização das ações de controle físico e químico do aedes aegypti para agentes de Vigilância Ambiental do município e intensificação das ações de controle vetorial de campo. Na oportunidade a Secretaria de Estado da Saúde apresentará aos gestores do município a proposta da implantação de um projeto piloto em Barra de Santa Rosa, o A B C Dengue, que caso aceito pela gestão local será anunciando a imprensa posteriormente.

Dados da Doença – De acordo com último boletim epidemiológico divulgado esta semana pela SES, a Paraíba registrou até agora 4.141 casos de dengue, desses oito são do tipo hemorrágica e oito com complicação.  A SES faz um alerta para o aumento de notificações da doença em oito municípios: Montadas (15), São José de Piranhas (11), Cabedelo (20), Sousa (15), Santa Rita (18), Guarabira (10), Itabaiana (13) e Santo Andre (11). Estes municípios juntos correspondem a 350.616 habitantes, deixando em vulnerabilidade 9,3% da população do Estado.

A incidência da dengue na Paraíba até a Semana Epidemiológica número 12 foi de 99,2 casos a cada cem mil habitantes. “Este índice coloca o Estado bem próximo ao limite superior de uma incidência avaliada como baixa. Considerando, que a partir de 100 casos até 300 casos em cada 100 mil habitantes a taxa de incidência passa a ser moderada o alerta deve ser intensificado”, destacou Júlia Vaz, gerente de vigilância em saúde do SES.