Fale Conosco

23 de outubro de 2015

Saúde promove Curso de Regulação Médica para profissionais do Samu e da Rede de Urgência e Emergência



A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Coordenação da Rede de Urgência e Emergência, em parceria com o Ministério da Saúde, promoverá nos próximos dias 27 e 28 o Curso de Regulação Médica para 180 profissionais da Rede de Urgência Estadual, além de diretores de hospitais e representantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária Federal.

O curso será realizado no auditório das Faculdades Facene/Famene, em Gramame, na capital, das 8h às 18h. Os participantes da Rede de Urgência estadual são os coordenadores das sete centrais de Regulação Médica do Samu (João Pessoa, Campina Grande, Monteiro, Patos, Piancó, Sousa e Cajazeiras), e das 23 bases descentralizadas.

“O objetivo do curso é fortalecer a Rede de Urgência e Emergência, qualificando e capacitando os profissionais para que possam oferecer uma assistência com maior qualidade ao usuário do Sistema Único de Saúde – SUS no direcionamento do fluxo, conforme a especialidade”, disse a coordenadora de Urgência e Emergência do Estado, Rafaella Keyla.

O curso será ministrado pelo consultor do Ministério da Saúde, Danilo Guimarães. De acordo com a programação, no dia 27, terá a apresentação dos temas: “Aspectos Históricos da Saúde Pública no Brasil”; “SUS – Princípios e Diretrizes”; “Rede de Atenção às Urgências”; “Aspectos Éticos, Legais e Legislação da Regulação Médica”; “Princípios da Regulação das Urgências”, entre outros.

No dia 28, serão ministrados os temas: “Etapas e Ferramentas da Regulação Médica”; “Transporte Interhospitalar”; “Regulação do Incidente com Múltiplas Vítimas”; “Humanização da Atenção às Urgências” e “Discussões de casos práticos e da Resolução do Conselho Federal de Medicina 2.110/2014 (estabelece critérios que buscam trazer melhorias na assistência oferecida, beneficiando, sobretudo, os pacientes)”.