Fale Conosco

28 de fevereiro de 2014

Saúde promove capacitação de nova versão do Sistema de Informações das Ações da Água



A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Fatores Não Biológicos, promoveu uma capacitação sobre a atualização da nova versão do Sistema de Informações das Ações da Água (Siságua), para os representantes do Programa de Vigilância da qualidade da água para consumo humano (Vigiágua), das 1ª, 2ª, 3ª, 4ª 5ª e 6ª Gerências Regionais de Saúde. O evento foi realizado na quarta-feira (26), no Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor), em João Pessoa.

A segunda etapa da capacitação para as outras seis gerências restantes acontecerá no dia 12 de março, também no Cefor. “Estes representantes das Gerências repassarão o novo sistema para todos os 223 municípios”, disse Emanoel Lira, chefe do Núcleo de Fatores Não Biológicos da SES.

Emanoel explicou que o Vigiágua cadastra todas as fontes de água do município; faz análise, mensalmente, para ver se a água está boa para consumo humano e o resultado destas análises é alimentado pelo Siságua, que teve a versão 2014 atualizada pelo Ministério da Saúde, através do Datasus.