Fale Conosco

19 de julho de 2011

Saúde programa cirurgias eletivas para atender demanda represada no interior



A Secretaria Estadual da Saúde divulgou o Plano de Ação para Cirurgias Eletivas com o objetivo de atender a demanda represada na 9ª Gerência Regional, com sede em Cajazeiras. Estão sendo ofertados 32 tipos de cirurgias, dentre elas, divertículos e pólipo, hérnia umbilical, colecistectomia, hérnia inguinal, hemorroidectomia, miomectomia e cistotomia. O secretário Waldson de Sousa informou que as cirurgias já estão ocorrendo também em hospitais de João Pessoa, Piancó, Picuí e, gradativamente, serão realizadas em todas as gerências regionais de saúde.

As cirurgias eletivas serão realizadas no município de Uiraúna e divididas entre os hospitais Menino Jesus e Casa de Saúde Padre Costa. Os hospitais atenderão pacientes das cidades de Joca Claudino, Poço Dantas, Bernardino Batista, Poço de José de Moura, São João do Rio do Peixe, Triunfo, Santa Helena e Uiraúna.

Quatro médicos cirurgiões estarão nos plantões do Hospital Menino Jesus. O cirurgião geral e diretor clínico do Hospital Geraldo Nogueira de Almeida estará operando em oito plantões; o anestesiologista José Matias dos Santos Neto terá quatro plantões; o médico Paulo Arthur de Almeida Bastos, que é cirurgião geral, dará dois plantões e o proctologista Diego Galdino Barbosa Duarte, dois plantões. Todos os plantões dos médicos serão de 24 horas.

As cirurgias vão ser realizadas sempre as quartas e sextas-feiras. Um total de 32 pacientes, sendo 18 mulheres e 14 homens, já estão na lista do plano da demanda represada das cirurgias eletivas na 9ª Gerência Regional de Saúde.