João Pessoa
Feed de Notícias

Saúde participa do Universo Criança com escovódromo e atividades educativas

segunda-feira, 12 de outubro de 2009 - 20:17 - Fotos: 

Escovar os dentes na praia? Isso mesmo. O escovódromo foi uma das sensações do Universo Criança, evento promovido pelo Governo do Estado, neste domingo e segunda-feira (11 e 12), na Praia do Cabo Branco.  A arena de brinquedos, música e brincadeiras reservou um espaço para as ações de prevenção e promoção à saúde e foi um sucesso, entre a meninada. “Foi ‘irado’ escovar os dentes aqui. Foi muito legal”, disse o animado Rafael Soares, 6 anos.

“A Secretaria de Estado da Saúde não poderia ficar fora dessa festa. Além do escovódromo, que foi a sensação para centenas de crianças que receberam orientação sobre saúde bucal, aproveitamos o espaço para, através do desenho, pintura e outras atividades, passarmos informações sobre higiene e bem-estar para a criançada. Tanto as crianças eram atraídas para as atividades do nosso estande, como também os pais faziam questão de que passassem no local, mostrando que, mesmo sendo um dia de brincadeiras, também estavam preocupados com a saúde dos filhos”, disse a gerente de Ações Estratégicas e Programáticas da SES, Juliana Sousa.

Verão saudável - Rafael Soares, além de caprichar na limpeza dos dentes, aprendeu também que precisa se proteger do sol forte. “Não posso brincar nos brinquedos agora, porque está muito quente”, disse. Essa foi mais uma lição que ele aprendeu na ‘Tenda da Saúde’. Os profissionais distribuíram milhares de panfletos (do tipo abanador) com dicas para um verão saudável, entre elas a de evitar a exposição ao sol das 10h às 15h e usar sempre protetor solar, porque o mormaço também queima.

Com os fantoches ‘Tigrão’ e ‘Jacaré’, as dentistas convidavam as crianças que estavam no evento a conhecerem o escovódromo. As gêmeas Larissa e Letícia da Silva, 6 anos, foram uma das cerca de 500 crianças que escovaram os dentes na praia. “A gente precisa escovar os dentes para eles não ficarem com cárie”, disse Larissa. “A cárie? É um bichinho que pega nos dentes das pessoas que não cuidam deles”, explicou Letícia. Todas as crianças que passavam pela atividade ganhavam kits (com creme dental e escova) do Programa Brasil Sorridente, do Governo Federal.

Já a menina Mayara Florenço, 5 anos, estava animadíssima, porque havia ganhado um dos brindes distribuídos durante o evento. O seu desenho foi escolhido como o melhor do grupo. Ela também ficou encantada com as atividades e com os brinquedos da arena. “Gostei de tudo. É tudo fiado (de graça), até a bolha que roda”, disse apontado para a piscina de bolhas, que atraía uma fila de meninos.

Organização - A ‘Tenda da Saúde’ contou com a participação de quase 50 servidores da Secretaria de Saúde – das gerências de Ações Estratégicas (Geape), de Alimentação e Nutrição (Goan), de Vigilância em Saúde e de Ações Estratégicas e Especiais; do Centro Odontológico de Cruz das Armas (Coca), do Complexo Arlinda Marques e do Banco de Leite Anita Cabral – de alunos do Unipê e profissionais da Sociedade Paraibana de Pediatria.

O Universo Criança contou com a participação de várias secretarias e órgãos do Governo do Estado, a exemplo das secretarias de Saúde, Esporte e Lazer, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social, além do Detran e da Cagepa. O evento foi coordenado pela Secretaria de Comunicação Institucional (Secom).

 
Assessoria de Imprensa da SES-PB