Fale Conosco

26 de agosto de 2015

Saúde participa de reunião da Comissão Intergestores Tripartite em Brasília



A secretária de Estado da Saúde, Roberta Abath, está participando da primeira reunião da Comissão Interegestores Tripartite, em 2015, em Brasília, nesta quarta-feira (26) e quinta-feira (27). Neste primeiro dia, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, apresentou às bancadas do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – Conass e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – Conasems as prioridades do governo para o SUS. Roberta Abath é membro da atual gestão do Conass.

O ministro esclareceu que as diretrizes propostas pelo Governo Federal estão em sintonia com os desafios que os gestores estaduais e municipais consideram prioritários e ressaltou a importância da participação dos gestores no fórum de pactuação tripartite. “Quero deixar claro que o SUS não reflete a vontade do gestor federal. Ele se materializa no resultado da pactuação tripartite. Essa é a dinâmica do pacto federativo: uma grande construção coletiva”, destacou.

Para o presidente do Conass, Wilson Alecrim, as prioridades apontadas reforçam o que já vem sendo colocado pelos secretários estaduais de saúde em relação aos desafios para a consolidação do SUS. “Espero que possamos colocar em prática essas questões para que em 2015 possamos avançar naquilo que não foi possível no ano passado”, disse.