João Pessoa
Feed de Notícias

Saúde participa de encontro com prefeitos e vice eleitos e reeleitos

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016 - 17:08 - Fotos:  Ricardo Puppe/Secom Pb

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) participou, na manhã desta segunda-feira (5), do encontro promovido pelo Governo do Estado com os prefeitos e vice-prefeitos eleitos e reeleitos na Paraíba. O evento, realizado no Centro de Convenções de João Pessoa,  contou com a presença de várias autoridades, entre as quais o governador Ricardo Coutinho, a vice-governadora Lígia Feliciano, o senador Raimundo Lira, a secretária estadual de Saúde, Cláudia Veras, e a secretária executiva de Saúde, Maura Sobreira.

Participaram ainda representantes de setores da SES-PB, como a Gerência Executiva de Vigilância em Saúde, Gerência Operacional de Vigilância Epidemiológica, Gerência de Vigilância Ambiental, Gerência de Atenção à Saúde, Gerência de Planejamento, Núcleo de Saúde Mental, Sala de Situação Estadual e outros.

Durante a solenidade, o governador Ricardo Coutinho falou sobre a importância de discutir a situação da saúde com todos os gestores municipais. “Precisamos ressaltar que houve uma considerável redução da mortalidade materna e infantil durante esta gestão, mas podemos fazer mais e melhor. A Rede de Cardiologia Pediátrica é um dos destaques do nosso governo, provando a competência dos profissionais envolvidos com a saúde de crianças e suas famílias”, comentou.

Durante a solenidade, a secretária executiva de Saúde, Maura Sobreira, ministrou uma palestra sobre Gestão em Saúde. “Apresentamos as diretrizes do Plano Estadual de Saúde a todos estes prefeitos eleitos e reeleitos. Convocamos todos estes gestores a enfrentar problemas que existem nos municípios e no Estado, a exemplo da mortalidade materna que é reflexo de uma atenção básica que, embora tenha alta cobertura, ainda é pouco qualificada”, disse.

Dados gerais sobre a saúde em todo o Estado também foram expostos. “A redução da mortalidade infantil é reflexo de muito trabalho. Aproveitamos pra fazer um chamamento para o combate ao mosquito Aedes aegypti, apresentando as questões epidemiológicas e as ações desenvolvidas em todo o Estado”, pontuou Maura.

A secretária executiva apresentou, ainda, o Programa Alô Mãe. “Trata-se de uma ferramenta estratégica desenvolvida pelo Governo do Estado que trabalha contra a morte materna e infantil, além de colocar em pauta o enfrentamento ao mosquito e, consequentemente, os agravos causados por ele”, ressaltou.

No stand montado pela equipe da SES-PB, várias informações foram repassadas aos gestores municipais. O combate ao mosquito causador da dengue, zika e chikungunya foi um dos principais focos de discussão.

“É um momento de acolhimento e de conversa com esses prefeitos e vice-prefeitos, para expor dados e apresentar aquilo que é importante para que o município ajude no enfrentamento ao mosquito Aedes. Entregamos panfletos informativos e disponibilizamos profissionais para tirarem as dúvidas”, informou a gerente operacional de Vigilância Epidemiológica, Izabel Sarmento.

Izabel enfatizou que, com a chegada do verão, o ciclo evolutivo do Aedes reduz de sete para cinco dias, motivado pelas chuvas espaçadas e o intenso calor da estação.  “Por isso pedimos o apoio dos prefeitos e prefeitas, mesmo aqueles que estão começando sua gestão. O período de janeiro a maio é muito favorável à proliferação do mosquito e aparecimento da doença, então o alerta é para que todos intensifiquem as ações”, alertou.

O Plano Estadual de Saúde (2016-2019) também foi apresentado no stand da SES-PB. “O Plano é o instrumento que norteia as ações de saúde – através de uma diretriz nacional apresentada pelo Ministério da Saúde – tanto na gestão estadual, quanto nas gestões municipais. Ele serve de subsídio para o gestor municipal na construção de sua política de saúde, sendo observadas as necessidades de cada município e os indicadores epidemiológicos estaduais. É com o Plano Estadual de Saúde que o gestor tem a capacidade de planejar para que sua política de saúde tenha sucesso”, explicou a gerente de Planejamento da SES-PB, Marta Betânia.

Presente no encontro, o prefeito de Jacaraú, Elias Costa, está em sua primeira gestão e disse que pretende melhorar a saúde do município. “Vamos, entre outros aspectos, cobrar frequência dos plantonistas, especialmente durante as madrugadas, para que a população seja assistida em qualquer horário do dia com serviço de saúde de excelência. Além disso, almejamos qualificar e motivar os agentes de saúde que são peças fundamentais no combate ao mosquito Aedes aegypti”, disse.

As atividades no stand da SES-PB seguem durante a tarde desta segunda-feira.