João Pessoa
Feed de Notícias

Saúde leva ações do “Vigilância no Quartel” ao 5º Batalhão da Polícia Militar

segunda-feira, 20 de junho de 2011 - 19:23 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) leva nesta terça-feira (21) as ações e serviços do Projeto “Vigilância no Quartel” para os policiais e familiares do 5º Batalhão da Polícia Militar, com sede no conjunto Valentina de Figueiredo, em João Pessoa. Durante toda a manhã, a partir das 8 h, a SES ofertará exames de sangue, glicemia, exame de próstata, verificação de pressão arterial e outros serviços.

O projeto é coordenado pela Gerência Executiva de Vigilância em Saúde da SES e já foi realizado no quartel do Corpo de Bombeiros, em João Pessoa, e na Casa Militar do Governador, nos dias 24 de maio e 3 de junho, respectivamente, onde vários militares e familiares desfrutaram dos serviços ofertados. De acordo com o cronograma, o “Vigilância no Quartel” estará no próximo dia 5 no 4º Batalhão da PM, em Guarabira.

A Gerente Executiva de Vigilância em Saúde da SES, Júlia Vaz, explicou que esse projeto é pioneiro no Estado e tem como principal objetivo levar ações de promoção à saúde, vigilância, prevenção e controle de doenças e agravos para militares e familiares.  Além dos exames de sangue e pressão arterial, a equipe da saúde também oferece atendimento médico, odontológico e dicas sobre HIV/Aids com distribuição de preservativos.

“Esse é um momento muito importante porque o policial aparenta ser muito saudável. Por isso, costuma não se preocupar muito com a saúde. Então encontramos esta forma para levar até eles os exames principais que devem ser feitos anualmente para se detectar algum problema mais sério de saúde”, disse Júlia Vaz.

Outros serviços como o teste para hepatite B, hepatite C e HIV também serão oferecidos. Os exames de próstata (PSA) serão realizados nos homens com idade superior a 40 anos. As pessoas também poderão fazer o teste de Fagerstrom (que mede a dependência de nicotina no organismo dos fumantes).

A SES estará ainda fazendo avaliação de peso, altura e índice de massa corporal (IMC), com orientação nutricional, enfatizando a importância de hábitos de vida saudável. Os policiais também serão vacinados contra a gripe sazonal e H1N1, hepatite B e Tétano.